O Coronavírus chegou no final de 2019, travando a economia e gerando muitas incertezas. Aqueles que acreditaram que a “quarentena seria só 40 dias”, enganaram-se o ano de 2020 foi de prejuízo em diversos setores. O comércio teve queda nos índices de vendas, mesmo em datas comemorativas. Neste ano, com pequenos passos positivos, o comércio voltou a reagir na maioria dos segmentos.
Este crescimento distinto foi verificado pelo Sindilojas nas vendas de Dia Dos Pais. De acordo com a entidade, em conversa informal com os associados, foi possível verificar “disparidade nos diferentes segmentos que compõem a categoria”. Os lojistas compararam as vendas de 2019, 2020 e 2021, em sua maioria do ano passado pra cá, tiveram grandes aumentos percentuais de vendas. Porém, nem todos atingiram os patamares de antes da pandemia.
Em uma loja de roupas, o comerciante citou que “2021 mantivemos os mesmos índices de 2019. Se comparados com 2020, tivemos um crescimento de 25%. Nos períodos do dia 1 ao dia 10.” O mesmo foi percebido em uma loja de bolsas, onde a proprietária relacionou os três períodos, “em relação a 2019, minhas vendas ficaram muito parecidas, com uma queda de 8%. Já em relação a 2020, houve um aumento de 21%.”
Já para um lojista do segmento de caça e pesca, os aumentos nos percentuais de venda superaram os de 2019. “Em nosso setor de caça, pesca e camping, tivemos um aumento de 20% nas vendas durante a semana do dia dos pais, em relação ao ano de 2019”. O mesmo ocorreu em uma loja de departamentos, onde o proprietário sentiu que “aumentou se comparado a 2019 e 2020: + 18% frente a 2019 e + 45% frente a 2020”.
Teve ainda comparações de queda nas vendas nesta data comemorativa, em segmentos como colchões, pijamas e chinelos. “Nós mantivemos o mesmo valor 2019 e 2020. E, em 2021, houve uma queda de 6% comparando com os dois anos anteriores”.
Mesmo em passos curtos, a retomada está ocorrendo e muitos empresários utilizam da criatividade para incrementar as vendas nesse momento, como comentou um lojista do segmento de ferragens. Ele destacou que a aposta dele para melhorar as vendas foi focar na vitrine e pretende seguir nessa linha em 2022.
Uma das lojistas entrevistadas pelo Sindilojas destacou que “no meu entendimento, a economia está se recuperando, mas não podemos dizer que está crescendo”. Por isso, as vendas ainda não atingiram as expectativas de retomada dos empresários.