COMEMORAÇÃO

Embrapa Uva e Vinho celebra 50 anos cultivando conhecimento e colhendo tecnologia

Muitas autoridades presentes, homenagens e assinatura de convênios marcaram a data

Embrapa uva

A Embrapa Uva e Vinho funciona desde o ano de 1975, em Bento Gonçalves, e conta com 40  pesquisadores/doutores e um grande quadro de funcionários qualificados, ajudando a desenvolver variedades de uvas resistentes às condições climáticas de diferentes terroirs brasileiros. Além da sede em Bento Gonçalves – uma das 43 espalhadas pelo Brasil, a Embrapa Uva e Vinho tem duas estações experimentais, uma em Vacaria com atenção voltada a maçãs e frutas e outra em Jales-SP dedicada ao desenvolvimento da Viticultura tropical.

Na tarde de sexta-feira, 29, o chefe-geral Adeliano Cargnin e seu quadro diretivo receberam autoridades para celebrar a data e assinar convênios de cooperação, entre outros atos.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o diretor executivo de pesquisa e inovação da Embrapa,  Clênio Pillon, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Pepe Vargas.

SELEÇÃO DE VINHOS LORENA

A ocasião teve o lançamento da 1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena, uma iniciativa que busca valorizar o sabor brasileiro e destacar o potencial desta uva 100% nacional, que foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. O evento tem como objetivos incentivar a melhoria contínua da qualidade dos vinhos e sucos elaborados com a BRS Lorena, ampliar as oportunidades de mercado e promover o trabalho das vinícolas participantes.

 As amostras serão avaliadas às cegas por especialistas, com premiação em diferentes categorias, reconhecendo a excelência dos produtos com Medalhas de Prata, Ouro e Grande Ouro. A cerimônia de seleção e premiação será realizada na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), no mês de dezembro.

Outra novidade é o Irrifert: aplicativo desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a empresa Agrimar, o Irrifert surgiu da necessidade de oferecer aos produtores de maçãs do sul do Brasil uma ferramenta prática e eficiente para o manejo de água e nutrientes, principalmente para enfrentar os desafios impostos pelas variações climáticas e pela escassez hídrica.

Resultado de mais de uma década de pesquisas sobre irrigação e fertirrigação em pomares de macieira, o aplicativo reúne recomendações técnicas validadas em campo que transformam cálculos complexos em informações acessíveis, orientando o manejo de água e nutrientes de forma precisa. Disponível para web e smartphones Android, o Irrifert integra tecnologia, inovação e conhecimento técnico, apoiando a tomada de decisão no dia a dia do produtor e contribuindo para aumentar a produtividade e a qualidade das maçãs.

Embrapa uva
Público composto por autoridades prestigiou o evento . Cr´sdito Gerson Lenhard

MUITAS HOMENAGENS

Foram entregues da Comenda Instituição Parceira da Embrapa Uva e Vinho para instituições de relevância nesta trajetória. São elas: Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEVITIS-RS) e Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Também a Comenda Amigo da Embrapa Uva e Vinho para a Prof. Ivanira Falcade (in memoriam). Em nome da professora os irmão Elisa e Arildo Falcade a representaram.

ASSINATURAS

A Embrapa Uva e Vinho também assinou contratos de parcerias estratégicas com a Sicredi Serrana RS/ES e com o Circolo Trentino di Bento Gonçalves e o Circolo Friulano da Serra Gaúcha.