A relação entre os imigrantes senegaleses e a comunidade caxiense está na pauta da visita à cidade da embaixadora do Senegal no Brasil, Fatoumata Binetou Correa. Nesta segunda-feira, dia 18, ela se reúne com o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier (PMDB), na primeira agenda oficial da visita, que deve se estender até a quarta-feira, dia 20.
A embaixadora deve encaminhar com a prefeitura, em um encontro marcado para às 17 horas da terça-feira, dia 19, demandas dos imigrantes debatidas no domingo com a Associação dos Imigrantes Senegaleses da cidade.
Um dos principais pontos deve ser a possibilidade de estabelecer um local específico para que eles possam comercializar seus produtos diariamente. O caso já resultou em discórdia e acusações entre os senegaleses, os comerciantes formais e a prefeitura, e foi alvo de protestos dos imigrantes no início de agosto, depois que denunciaram a agressão de um imigrante por um guarda municipal durante uma ação de fiscalização.
Atualmente, os senegaleses podem vender os produtos apenas em determinados dias da semana na Feira do Agricultor e na Feira Sem Fronteiras.
Outra demanda dos imigrantes que será analisada pela embaixadora é a abertura de uma representação consular do país africano no estado.
A agenda oficial da embaixadora na cidade encerra na quarta-feira, às 17 horas, com uma reunião aberta na Câmara de Vereadores.