A Emater RS-Ascar promoveu oficinas com os grupos Semear sobre temáticas demandadas pelas participantes, em Flores da Cunha. O objetivo da instituição é apoiar e valorizar a realização de ações que incentivem a produção para autoconsumo, o “saber-fazer”, a saúde e a melhoria de qualidade de vida das mulheres e suas famílias no meio rural. A ação integra o programa socioassistencial desenvolvido pela Emater/RS-Ascar no município e conta com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
As cinco oficinas realizadas entre os dias 10 e 14, nas comunidades de Alfredo Chaves, Nova Roma, São Roque, São Gotardo e Otávio Rocha, tiveram a participação de 84 pessoas. Nelas, foram abordadas as temáticas da segurança e soberania alimentar (alimentação saudável, aproveitamento de alimentos e receitas culinárias), plantas medicinais (preparos de chás, xaropes e identificação de plantas), elaboração de sabonete medicinal e plantas alimentícias não-convencionais – Pancs (identificação das flores comestíveis e incentivo ao consumo das flores que estão nas propriedades e possuem alto valor nutricional e preparo de manteiga condimentada com flores e temperos) .
Nesta semana, mais duas oficinas que serão realizadas em São Gotardo e Mato Perso, nesta segunda (17) e na quarta-feira (19), de Pancs e plantas medicinais, respectivamente.
Fonte: Emater