A primeira visita da Secretária de Saúde Deysi Piovesan à Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte foi marcada por cobranças. Além dela, servidores do município, lideranças da Zona Norte e vereadores participaram da visita na tarde desta terça-feira, dia 4. O encontro teve como objetivo apresentar as dependências para os vereadores e para a própria secretária, que assumiu o governo há menos de um mês e ainda não conhecia o local.
Durante pouco mais de uma hora, os presentes conheceram a estrutura de 1700m² da unidade de saúde. Ao final da visita, o vereador Renato Oliveira (PCdoB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, questionou a Secretária de Saúde sobre a abertura da UPA. “Falta muito pouco ou quase nada no prédio. O então vereador e agora prefeito Daniel Guerra afirma que o que faltava era gestão. A gente sabe que agora gestão tem, então queremos saber quando começa a operação da UPA Zona Norte”, questionou.
A Secretária de Saúde, Deysi Piovesan, afirmou que a prefeitura está respeitando os prazos e que a UPA estará aberta no mês de setembro. “Todo cronograma está sendo cumprido sem nenhum atraso. As empresas já foram qualificadas, estão sendo revisados os materiais que as empresas encaminharam, em seguida a publicação da chamada pública. Está tudo dentro dos prazos. Mantemos a data, para setembro”, declarou.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=UC6JxARuE34[/embedyt]
A abertura da UPA Zona Norte se coloca como uma das prioridades do governo de Daniel Guerra, na medida em que o atendimento no Postão 24 horas apresenta superlotação e nas Unidades Básicas de Saúde está comprometido em função da greve dos médicos. Durante a campanha, Daniel Guerra declarou que abriria a UPA “imediatamente” após assumir o cargo. A abertura da UPA poderia gerar cerca de 400 atendimentos diários.