Na manhã desta sexta-feira (5), o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, visitou o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. A visita teve o objetivo de conhecer a estrutura e anunciar novas parcerias entre os governos Federal e Municipal.
Bento passeou pela estrutura e conheceu os programas já implantados, como por exemplo o Troca Solidária. Após, ele anunciou algumas ferramentas governamentais que vai colocar a disposição de Caxias do Sul, dentre elas o retorno do Programa Alimenta Brasil.
“Esse programa adquire alimentos desses produtores, ele foi remodelamos em nível federal, a execução desse programa fortalesce a compra direta com a doação simultânea desses produtos e o Alimenta Brasil, volta com força aqui pra Caxias do Sul dentro desse modelo de Bando de Alimentos. É um mecanismo que nós temos para incentivar a agricultura familiar, combatendo o disperdício de alimentos e com tudo isso promovendo a segurança alimentar e nutricional da popuação em situação de vulnerabilidade social. Com isso também, nós queremos trazer os beneficiários do Auxílio Brasil, com ferramentas de emancipação. A respeito disso nós temos o Auxílio Inclusão Produtiva Rural que incentiva o começo de uma produção agrícola e com isso cria uma porta de saída, amanhã depois se tornando um pequeno produtor independente.”
Ronaldo Bento comentou também de outros programas, como o Brasil Fraterno que permite a doação de alimentos próximo da validade. Por exemplo, segundo o que explicou o ministro, o mercado pode doar os alimentos que estão próximos de vencer e o Banco de Alimentos destina imediatamente para o consumo das pessoas em situação de vulnerabilidade ou instituições atendidas. Ele definiu como uma “rede de combate ao desperdício”. Em contrapartida o doador terá redução de impostos. Todo o tramite será regulado por um sistema no site do Ministério da Cidadania.
O ministro salientou que o Banco de Alimentos tem um papel importante. Ele se disse satisfeito com a estrutura e o trabalho do banco de Caxias do Sul. O prefeito municipal, Adiló Didomenico, fez uma avaliação positiva da visita do ministro, ainda mais da sinalização de retorno de recursos para o município. Didomenico entregou de demanda para Bento, o projeto para angariar recursos à Festa da Colheita. Já que o município perdeu o prazo para receber recursos federais para a Festa da Uva, o objetivo deste projeto já é se antecipar sobre a Festa da Colheita.
O diretor do Banco de Alimentos, Marcelo Vanzin, também fez uma avaliação positiva sobre a visita e salientou que na semana que vem as equipes estarão avaliando os programas apresentados, as burocracias que envolvem e os que forem possíveis, eles já serão implementados. Atualmente, segundo Vanzin, por dia são em média 13 mil pessoas atendidas pelo Banco, sendo 107 entidades cadastradas.
A passagem do ministro por Caxias do Sul foi acompanhada também por entidades e agricultores. Por volta de 11h, Ronaldo Bento foi a Garibaldi onde realizará visita técnica à estação do projeto Roda Bem Caminhoneiro.
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM