Caxias do Sul

Em sete meses, Centro de Referência da Mulher dobra atendimentos em Caxias

(Foto: Pexels/divulgação)
(Foto: Pexels/divulgação)

O Centro de Referência da Mulher (CRM) de Caxias realizou, de janeiro a julho de 2018, 3.589 atendimentos presenciais e à distância, número que representa aumento de 93% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, em 2017, foram feitos 3.346 atendimentos. O CRM é um espaço de acolhimento, escuta, esclarecimento e orientação às mulheres em situação de violência doméstica.

Neste ano, o CRM adotou o Protocolo de Avaliação de Risco de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, elaborado pelo Coletivo Feminino Plural. A avaliação consiste na identificação do grau de periculosidade presente em cada situação, por meio da coleta de informações acerca das pessoas envolvidas, facilitando a tomada de decisões para prevenção de futuros atos violentos ou agravamentos.

(Foto: Pexels/divulgação)

O processo implica em compreender, agir e informar os riscos às mulheres em situação de violência e comunicar os órgãos responsáveis pela proteção. A identificação dos sinais e indicadores de violência, bem como a avaliação de risco, dependem das informações disponíveis sobre os casos que podem ser coletadas através de entrevistas, depoimentos de familiares ou dados dos serviços e órgãos de assistência social, saúde e segurança pública. Os casos considerados de maior risco são reavaliados com maior brevidade.

“Importante considerar o protagonismo das mulheres em situação de violência, seja para que elas tomem consciência da gravidade da situação, quando não reconhecem ou desvalorizam os fatores de risco, seja na construção dos planos de intervenção e de proteção que devem ser elaborados em conjunto”, lembra a gerente do CRM, Thais Dallegrave Bampi.

Em 2018, até julho foram 855 novos cadastros no CRM. Ao todo, em 2017 foram 790 novos casos de mulheres em situação de violência no município.“Com um trabalho mais próximo das mulheres e focado principalmente nos públicos onde a incidência de violência é maior, mais mulheres se sentem à vontade e confiantes para relatar seus problemas. Esse é um dos fatores para o crescimento do índice”, enfatiza Thais. Junto ao novo modelo de atendimento, o CRM também promoveu estudos e reflexões que resultaram na qualificação dos profissionais da equipe multiprofissional e nas intervenções realizadas.

A média mensal de atendimentos presenciais, em relação ao ano passado, também aumentou. Em 2017, ela chegou a 96 e, em 2018, subiu 42%, para 136 atendimentos presenciais mensais. O Centro de Referência da Mulher (CRM) é vinculado à Coordenadoria da Mulher e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) e fica no terceiro andar do Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição) e atende das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (54) 3218.6112.

O CRM é um serviço destinado a acolher, escutar, orientar e acompanhar mulheres em situação de violência, a fim de garantir o acesso aos seus direitos. Já a Coordenadoria da Mulher tem a atribuição de propor e elaborar políticas públicas voltadas para a mulher, através da articulação entre os órgãos da Rede de Proteção à Mulher de Caxias do Sul, e promover ações de valorização e apoio ao desenvolvimento da autonomia da mulher, atuando de forma preventiva. Mais informações pelo telefone (54) 3218.6026.

II Jornada da Rede de Proteção à Mulher – Rumos e Perspectivas

Com a proposta de fortalecer e articular a Rede de Proteção à Mulher no enfrentamento à violência, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPSS), por meio da Coordenadoria da Mulher, promove a II Jornada da Rede de Proteção à Mulher – Rumos e Perspectivas. A ação ocorre dia 8, das 13h30 às 17h30, no anfiteatro da Câmara de Vereadores. A entrada é gratuita.