Caxias do Sul

Em reunião, comitiva cobra melhorias na área de segurança pública para Caxias

Comitiva apontou soluções e cobrou melhorias do estado na segurança pública (Foto: Greice Tedesco/divulgação)
Comitiva apontou soluções e cobrou melhorias do estado na segurança pública (Foto: Greice Tedesco/divulgação)

Uma comitiva caxiense composta por diversas autoridades da área de segurança pública e judiciária esteve reunida com o secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer e o secretário de governança e gestão, Carlos Burigo, em Porto Alegre.

Comitiva apontou soluções e cobrou melhorias do estado na segurança pública (Foto: Greice Tedesco/divulgação)

No encontro, uma lista de cobranças foi posta à mesa. Dentre os itens apontados, acompanhados de sugestões para soluções, estão:

1: Sugestão de descentralização da 2ª Coordenadoria Regional do Instituto Geral de Perícias – Projeto feito por etapas, com foco inicial na balística que é a maior demanda de investigações criminais na região.

2: Estudo e trabalho para apenados da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, localizada no Apanhador. Penitenciária está com salas de aulas e pavilhões de trabalho desocupados desde que foi inaugurada, há nove anos.

3: Nova penitenciária em Caxias. Secretário Schirmer confirmou que o projeto de uma nova unidade prisional, com verba federal, será em Caxias

4: Sugestão de implantação de casa prisional com o método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Caxias. A juíza Milene Dal Bó sugeriu utilizar o prédio do albergue, que é do Estado, e adequar a estrutura física para promover um trabalho diferenciado de recuperação dos apenados com a participação da comunidade.

5: Participação de Caxias no SIM/RS (Sistema de Segurança Integrada com os Municípios).
Schirmer informou que Caxias aderiu ao programa e que o objetivo principal é o cercamento eletrônico.

6: Mais efetivo para a Brigada Militar.

7: Mais viaturas para a Brigada Militar.

8: A juíza Milene reforçou a necessidade de 400 tornozeleiras para a cidade. Schirmer anunciou que será feita licitação em janeiro para aquisição de 10 mil tornozeleiras.

Segundo a presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, a vereadora Paula Ioris (PSDB), a reunião foi produtiva e atingiu as expectativas do grupo.

“Ficamos satisfeitos que o secretário Schirmer reconheceu o nosso interesse e elogiou a participação do grupo que representa a comunidade de Caxias. Saímos animados e com bastante trabalho para todos. Estamos no caminho certo. União e integração são nossas palavras de ordem”, diz Ioris.

No grupo de lideranças do município estavam a juíza da 1ª Vara Criminal e responsável pela Vara de Execuções Criminais, Milene Fróes Dal Bó, o juiz da 3ª Vara Criminal, Rudolf Carlos Reitz, o delegado regional, Roberto Rosa da Silva, a delegada Sueli Rech, o procurador do Estado Rafael Orozco, o presidente do Conselho da Comunidade de Caxias, Jean Carbonera, o representante do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Caxias Valdemor Trentin, e os vereadores da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores Paula Ioris (PSDB), presidente, e Paulo Périco (PMDB), integrante.