Polícia

Em rápida ação, Brigada Militar prende autor de tentativa de homicídio em Garibaldi

A vítima não foi atingida por nenhum dos disparos e conseguiu escapar do local.

Brigada Militar
Brigada Militar

Na manhã deste domingo (20), por volta de 11h, a Brigada Militar de Garibaldi foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio no bairro Fenachamp.

Os policiais no local receberam informações de que dois homens chegaram a pé no bairro e realizaram disparos de armas de fogo contra um homem 35 de anos e fugiram para uma área de mata próximo ao local do crime. A vítima não foi atingida por nenhum dos disparos e conseguiu escapar do local.

De posse dessa informações a Brigada Militar realizou um cerco e logrou êxito em prender um dos suspeitos do crime, rapaz de 20 anos. As buscas seguiram, mas o segundo criminoso não foi localizado. O preso foi encaminhado para DPPA de Bento Gonçalves, onde foi lavrado auto de prisão em flagrante para o acusado.


Veja mais de segurança

Na manhã desta terça-feira (15), uma comitiva que reuniu vereadores, deputados estaduais e representantes de entidades da sociedade civil de Caxias do Sul e região, esteve em Porto Alegre para uma reunião com o Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e com o Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes.

O grupo foi liderado pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, presidida pelo vereador Alexandre Prestes Bortoluz (Progressistas) e contou com a presença do presidente do Legislativo Caxiense, vereador Zé Dambrós (PSB) e dos parlamentares Marisol Santos (PSDB), Adriano Bressan (PTB) e Mauricio Scalco (NOVO).

Na ocasião, o vereador Alexandre Bortoluz apresentou dados do efetivo de Caxias em comparação com o efetivo de Porto Alegre, apontando a necessidade urgente da cidade: “Temos um déficit histórico nas forças militares da cidade. Hoje viemos a Porto Alegre para solicitar a nomeação de 100 novos soldados para a Brigada Militar, 40 agentes para a Polícia Civil e 20 novos militares para o Comando de Bombeiros”, disse Bortoluz.

O vereador Zé Dambrós, presidente da Câmara Municipal, destacou que o aumento no efetivo impacta na qualidade dos serviços prestados à população: “Hoje temos um Batalhão do Corpo de Bombeiros que não funciona 24h e isso deixa boa parte da cidade desassistida. Precisamos de mais servidores para podermos oferecer serviços públicos de segurança com qualidade”, pontuou.

Artur Lemos, secretário da Casa Civil, apresentou os programas de segurança que vêm sendo implementados pelo Governo do Estado, como o RS Seguro, o aparelhamento das polícias e o chamamento de novos policiais militares e civis. Também disse que a pauta vem sendo tratada com atenção: “Essas são reivindicações antigas da comunidade e desde o início deste ano estamos juntos do Executivo Municipal para tentar viabilizar uma nova Companhia dentro do 12° Batalhão de Caxias do Sul”. O Secretário também elogiou a organização das lideranças da Serra gaúcha pela união de esforços em torno da pauta da segurança pública.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes, reafirmou necessidade da comunidade registrar as ocorrências para que o mapeamento e as estratégias de seguramente pública sejam assertivos: “São os dados que determinam as ações de segurança pública que serão efetivadas e em que áreas serão implementadas, por isso é importante que a comunidade utilize a Delegacia Online e outros canais para que os órgãos estaduais consigam atuar”, disse. Caron também admitiu que a região carece de um efetivo maior e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em avaliar a situação e dar os encaminhamentos necessários.

Além da Câmara Municipal, participaram do encontro o a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), o Secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul Paulo Rosa, os deputados estaduais Carlos Burigo, Guilherme Pasin, Neri-o Carteiro, e representantes do MobiCaxias, Consepro, Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) e Sindilojas Caxias.