Bento Gonçalves

Em nota, CNEC Bento considera improcedentes denúncias de alunos

Estudantes dizem estar sendo prejudicados pelo abandono de professores orientadores

Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade de Bento Gonçalves – CNEC, informou por meio de comunicado enviado à Central de Conteúdo do Grupo RSCOM, que os relatos apontados em relação às mentorias realizadas aos alunos dos cursos de Biomedicina e Biologia do Centro Universitário Cenecista de Bento Gonçalves são improcedentes. Conforme o documento “de acordo com a demanda de instruções e orientações que necessitam os alunos, o Professor André Cavichioli, vem realizando-as de forma ordenada e bem preparada, conduzindo os alunos com a atenção e o amparo necessários que demandam nos momentos finais para a conclusão dos cursos”. O comunicado oficial salienta ainda que “ao contrário das informações divulgadas, inexiste qualquer falta de pagamento aos docentes que possuem carga horária alocada no semestre corrente referente à orientação do TCC, sendo certo que as atividades orientativas permanecem em sua integralidade”.

Na quinta-feira (07), um grupo formado por mais de 25 alunos dos cursos de Bacharel em Biomedicina e Bacharel em Biologia do CNEC Bento Gonçalves enviaram e-mail para o Grupo RSCOM relatando a falta de orientadores para os Trabalhos de Conclusão de Curso, o que, segundo eles, está ameaçando a graduação. “Nós alunos, fomos informados oficialmente, há mais ou menos um mês da apresentação de nossos TCC´s, cadeira paga integralmente desde o início do semestre 2021/02, que os nossos orientadores, professores escolhidos por nós, com proficiência nos temas que definimos, não seriam mais nossos orientadores. Estamos frustrados e desapontados com a deplorável situação de nossa instituição de ensino, em todos os anos anteriores os alunos puderam e podem escolher seus devidos orientadores, fosse com o professor de maior afinidade ou com o professor que domine o tema escolhido, e no final do semestre somos pegos de surpresa por uma notícia dessas”, diz o texto.

Em conversa com a reportagem do Grupo RSCOM, a aluna do Curso de Biomedicina, Carina Arpini Valerio, disse que os estudantes querem ser orientados pelos professores escolhidos anteriormente e que acompanharam os trabalhos desde o início. “Nós alunos fomos abandonados pelos nossos orientadores por motivo de falta de pagamento desde o começo do semestre. Mas nós estamos pagando por isso. E é de nosso direto escolher o nosso orientador. Houve um termo assinado de aluno e orientador no começo do semestre, e agora quase no final do curso nos informam isso”, desabafou. Carina disse ainda que, além da falta de orientadores, estão sem aulas práticas. “O coordenador fez uma reunião pra informar que ele mesmo vai orientar todos e ainda disse que também não está recebendo e não vai receber nada, e nós continuamos a pagar. Mas não nos explicou onde está nosso dinheiro e nem porquê ainda não estamos tendo aulas práticas, mesmo já tendo sido liberadas. Biomedicina tem muitas aulas práticas. Estamos sendo muito prejudicados”, concluiu.

Na complementação da resposta em nota, o CNEC Bento conclui: “Desta forma, a CNEC, com a meta de alcançar a excelência acadêmica, reafirma os propósitos de garantir a qualidade em todos os momentos e etapas da graduação, incluindo a orientação de TCC, que está disponível e vem sendo muito bem conduzida pelo professor André Cavichioli aos alunos dos cursos de Biomedicina e Biologia.”