Deve ser concluída nesta terça-feira (23) a montagem da nova balsa na localidade de Santa Bárbara. O equipamento ligará os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul pelo Rio Taquari, com início de operação previsto para o final de julho. Segundo a empresa responsável pela embarcação e pelo serviço, a Lacel Soluções em Serviços, o trabalho segue em processo de finalização, faltando apenas alguns detalhes.
Antes de entrar em operação, a balsa passará por vistoria da Marinha do Brasil e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt). O processo, realizado pela Capitania Fluvial de Porto Alegre, é essencial para avaliar a segurança operacional da travessia. A inspeção inclui uma visita ao local, onde a embarcação será testada e avaliada, resultando na emissão de um laudo técnico. Segundo a Selt, a vistoria está prevista para ocorrer até o final desta semana.
Características da Nova Embarcação
A nova balsa mede 24 metros de comprimento e 9 metros de largura, totalizando uma área de 216 metros quadrados. Inicialmente, terá capacidade para transportar até 15 veículos leves, uma redução em comparação à balsa anterior, que comportava até 30 veículos. Além disso, a nova balsa poderá transportar carretas de até seis eixos, exceto bi-trens. A capacidade de transporte será ampliada futuramente com a produção e acoplamento de novos módulos.
Nova Ponte Sobre o Rio Taquari
A balsa é uma solução provisória do governo do estado para mitigar a ausência da Ponte sobre o Rio Taquari, na ERS-431. Em 2 de maio, foi publicado o edital de licitação para a construção da nova ponte, com abertura das propostas marcada para sexta-feira, 26 de julho.
Após a abertura das propostas, segue-se o prazo para apresentação dos documentos de habilitação pela empresa vencedora, seguido por um período para possíveis recursos das demais concorrentes. Na ausência de recursos, a empresa vencedora será homologada e o processo de assinatura do contrato será iniciado. Se não houver impedimentos, a ordem de serviço, que inclui o projeto básico, o projeto executivo e a execução da obra, deverá ser expedida em meados de agosto.
ERS-431
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informa que a ERS-431 segue bloqueada para trânsito de veículos, sendo permitido somente acesso emergencial para serviços essenciais, como bombeiros, ambulâncias, autoridades, e equipes de manutenção. São diversos os pontos críticos, entre o km 6 e o km 25.
De acordo com o Daer, há locais onde a pista precisa ser completamente refeita, outros em que pode ceder a qualquer momento e outros, ainda, onde há risco de que se desprendam blocos de rochas. Desse modo, não é possível liberar o trânsito pois a segurança dos usuários é a prioridade. Não foi dada uma previsão de liberação parcial ou completa do tráfego.
Nesta semana, seguem sendo realizados serviços de limpeza na rodovia, assim como a abertura de caminhos emergenciais de serviço. No que se refere às cabeceiras que darão acesso à balsa, elas não são de responsabilidade do Daer, no entanto, a autarquia está auxiliando na recuperação do acesso na margem que fica do lado de Faria Lemos.
Já a cabeceira de acesso na margem de São Valentim do Sul, segundo a prefeitura local, também sofreu alguns danos estruturais, mas já foi recuperado e está pronto para receber veículos quando a balsa voltar a operar.