Nesta última semana alguns tipos sanguíneos ficaram abaixo dos 70% no Banco de Sangue de Caxias do Sul, considerando que esta porcentagem é o estoque mínimo necessário para atender os hospitais diariamente.
Neste momento a solidariedade dos moradores de Caxias e das cidades vizinhas, é o que garantirá o atendimento de urgências e emergências, além de manter a assistência necessárias aos pacientes que realizam tratamento contínuo, e que necessitam de transfusões de sangue, devido anemias, transplantes, tratamentos oncológicos e outros.
Exclusivamente nos próximos dias, 05, 07, 08 e 09 de outubro, exceto na terça-feira (06), o Banco de Sangue estenderá os horários até às 16h, para ampliar o acesso dos doadores, e garantir que todos os hospitais e os pacientes possam ser atendidos, principalmente durante o final de semana e feriado.
Para realizar a doação é importante um contato prévio pelo telefone (54) 3027-8600 ou pelo Whatsapp (54) 99113-4710. O Banco de Sangue está localizado na rua Garibaldi, 476, Centro de Caxias do Sul.
CURADOS DO CORONAVÍRUS:
O Banco de Sangue está coletando sangue de curados de Coronavírus para transfusão para pacientes ainda infectados. A experiencia tem como objetivo diminuir os sintomas de doentes positivos para o covid-19, através da terapia com plasma convalescente.
Os doadores, devem ter de 18 a 65 anos, positivos através do teste PCR e recuperados a mais de 30 dias, sem sintomas ou infectados por outras doenças.
REQUISITOS PARA SER UM DOADOR
– Ter entre 18 e 69 anos (pode doar a partir dos 16 desde seja autorizado pelos responsáveis)
– Ter peso mínimo de 50kg
– Não estar em jejum
– Apresentar documento oficial com foto
– Mulheres podem doar três vezes em 12 meses
– Homens podem doar quatro vezes em 12 meses
O QUE IMPEDE A DOAÇÃO
– Tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano
– Resfriado ou gripe (aguarde 15 dias após o término dos sintomas
– Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de seis meses
– Ter doado sangue em menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres)
– Ter herpes
– Estar com alergia em crise (asma, rinite ou urticaria)
– Piercing em genital ou oral
– Estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem o uso de preservativo com múltiplos parceiros