Comportamento

Em corrida caótica e com um final emocionante, Sergio Pérez vence o Grande Prêmio de Mônaco

Mexicano chega a sua terceira vitória na carreira

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, disputado neste domingo teve diversas situações que fizeram da corrida uma verdadeira epopeia. Chuva, acidentes, bandeiras vermelhas e final determinado pelo limite de tempo deram a tônica de uma prova considerada monótona por boa parte dos espectadores do campeonato, mas não foi o que aconteceu em 2022. O grande vencedor da corrida foi o mexicano Sergio Pérez, que largou em terceiro, superou todas as dificuldades da pista e desgastes do carro para triunfar no Principado.

O início da prova começou com um atraso devido a chuva que havia caído no Principado pouco antes da largada, o procedimento da volta de apresentação foi adiado em torno de 15 minutos, e quando foi realizada o carro de segurança estava a frente do pelotão. Após uma volta os carros voltaram ao PitLane e a bandeira vermelha foi acionada.

Após mais de uma hora de atraso, os carros voltaram a pista para dar início para a corrida. O Safety-Car puxou a fila nas duas primeiras voltas da prova. Os primeiros giros foram percorridas sem incidentes com os pilotos mantendo suas posições de largada.

Charles Leclerc era quem mais abria vantagem nas posições dianteiras. Com um ritmo forte após 15 voltas, a vantagem para o segundo colocado Carlos Sainz era de seis segundos.

Na 18ª volta Leclerc foi para o box, antes o terceiro colocado Sergio pérez já havia feito sua troca de pneus.

A grande briga da prova estava concentrada entre Esteban Ocon e Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes tentou de diversas formas passar o piloto da Alpine, mas o francês se defendeu bem mantendo sua posição, os dois inclusives chegaram a se tocar na entrada da curva 1.

Com a pista seca os pilotos tiveram que parar novamente nos boxes, com isso Pérez assumiu a ponta com Sainz em segundo, Verstappen em terceiro e Leclerc mais distante, na quarta colocação.

Na 27ª volta Mick Schumacher, piloto da Haas teve um acidente fortíssimo nos esses da piscina, mesmo com a força do acidente ele saiu bem do carro. Com isso o Safety-Car foi acionado novamente. Em consequência do acidente, na 30ª volta da corrida a bandeira vermelha foi novamente acionada, pois com o impacto as barreiras de proteção do local do acidente foram danificadas.

Após longo período de paralisação a bandeira verde foi novamente acionada mantendo os pilotos nas posições antes da batida de Mick. No decorrer das voltas após a largada, Sergio Pérez abriu mais vantagem para Sainz, que também não foi atacado por Verstappen. Quem ficou muito atrás foi Charles Leclerc. O piloto da Ferrari não encontrou ritmo para pelo menos impor pressão nos ponteiros.

Com todos os transtornos da prova, em vez das 77 voltas previstas, a corrida terminou  no limite de tempo de duas horas estabelecidos pelo regulamento.

Na parte final da prova, Pérez diminuiu muito seu ritmo, fazendo com que Sainz, Vertappen e Leclerc voltassem a brigar. O desgaste dos pneus foi o problema do mexicano.

Mesmo com a grande pressão exercida pelos adversários nas voltas, Pérez alcançou o triunfo em Mônaco. Essa é a terceira vitória do mexicano na Fórmula 1, antes ele já havia vencido no GP do Sakhir em 2020 correndo pela Racing Point e no ano passado no GP do Azerbaijão, já pela Red Bull.

Max verstappen continua na liderança do campeonato agora com 125 pontos, Leclerc aparece em segundo com 116 e Pérez é o terceiro colocado com 110 pontos.

A próxima corrida da Fórmula 1 ocorre daqui a duas semanas, no Azerbaijão. Confira o resultado final do Grande Prêmio de Mônaco.

Foto: F1