Esportes

Em "constante evolução", técnico do Brasil de Farroupilha projeta estreia do time no Gauchão Feminino

Mesclando juventude com experiência, equipe busca recuperar o título de Campeão do Interior

BRASIL DE FARROUPILHA
Foto: Divulgação/Brasil de Farroupilha

Neste domingo (6), o Brasil de Farroupilha inicia sua jornada no Campeonato Gaúcho Feminino, competição na qual o time Rubro-verde já assegurou o título do Interior em duas oportunidades, nos anos de 2019 e 2020.

Novamente apostando em jovens atletas que buscam visibilidade e oportunidades na vitrine do clube farroupilhense, o objetivo é recuperar o posto de melhor equipe do interior, podendo então jogar também o Campeonato Brasileiro Série A-3 da modalidade.

A campanha na última temporada ficou abaixo do esperado, com uma amarga eliminação na primeira fase, mesmo estando com a vaga nas mãos dentro das Castanheiras no último jogo. O planejamento para esta temporada conta novamente com uma verba mais curta.

Na área técnica, a aposta fica novamente em Leonardo Antunes. O profissional de 30 anos já esteve envolvido com o time na última campanha e confia que em 2023 os resultados serão melhores:

“Temos uma expectativa boa, as meninas estão comprometidas, comprando a ideia e isso é muito importante. As que vieram são experientes, as que estão conosco de outro ano também são. Tem muitas que trabalham, saem do trabalho cansadas e estão lá, então o importante é o comprometimento e doação das atletas. Com isso e a união do grupo é boa. A questão da pré-temporada, onde também fizemos treinos bons, mas pés no chão, o campeonato é outro, está crescendo bastante, se profissionalizando. Não tem jogo fácil”, ressaltou o treinador.

A preparação para os jogos ao longo dos treinamentos foi fundamentalmente voltada para duas áreas: física e técnica, sendo depois explorada também a questão tática dentro de campo:

“Tivemos três semanas de preparação que foi muito boa. Visamos muito a parte física das atletas, condicionamento físico de força e a parte técnica com muito enfrentamento, treinos de contato. Tivemos quatro treinos por semana, cinco treinos por semana, e na última, onde treinamos três vezes focamos na parte tática. Pela limitação do tempo, dos recursos na montagem do grupo, a vinda de reforços que ainda estão por vim, a preparação foi bem completa. Estamos em constante evolução”.

O que se espera das atletas na temporada 2023 é uma campanha sólida, diferente do último ano onde a eliminação foi muito precoce, ainda na primeira fase dentro do estádio das Castanheiras. Antunes falou sobre o grupo do ano passado e o que deve ser feito diferente desta vez:

“Era um grupo muito novo, chagaram reforços no decorrer (da competição), tivemos problemas com lesões de atletas. Nossos jogos foram muito bons, caímos por desconcentração, também por questão de se acomodar em muitas situações, mas temos que pensar no que estamos fazendo desde a pré-temporada, trabalhando muito elas. Na minha ideologia é fazer uma boa pré-temporada, trabalhar treino a treino, conversar com elas para que não se repita. Diminuir as possibilidades de erro”.

As primeiras atletas do grupo atual foram anunciadas na parte final de julho. Junto com o time Rubro-verde, mais sete equipes estão na primeira fase do Gauchão Feminino, são eles: Cruzeiro, Flamengo de São Pedro, Elite, Futebol com Vida, Guarany, Juventude e Vidal Pró. A dupla Gre-Nal entra na segunda fase.

Com o pensamento de jogo a jogo, o objetivo primeiramente é garantir a classificação para a próxima fase, e depois disso almejar coisas maiores. O time já conquistou o título do interior em duas oportunidades:

“Trabalhar jogo a jogo, e ser campeão do interior é uma consequência. A gente almeja a classificação, depois a próxima classificação e título, vaga é consequência. Estamos preocupados em vencer o primeiro jogo, pontuar lá, é um adversário direto. A gente sonha com o título mas o pensamento é jogo a jogo e consequentemente veremos o trabalho nestas partidas”, explicou o técnico da equipe.

Por fim, ele projetou o duelo contra o Cruzeiro, que ocorre amanhã em Cachoeirinha. Uma arrancada com vitória, principalmente por se tratar de um jogo fora de casa, pode elevar a confiança das jogadoras para as rodadas seguintes:

“Esperamos um jogo bem difícil, equilibrado. O Cruzeiro é uma equipe tradicional, começando no futebol feminino, vale muito exaltar este trabalho. Tem meninas experientes da região de Porto Alegre que jogam há tempo juntas. Algumas vieram do Oriente de Canoas, também tradicional no futebol feminino. São meninas, que como as nossas, também tem sonhos, então esperamos um jogo bem disputado até o final. Esperamos um resultado positivo da nossa parte, mas não vai ser fácil, como nenhum jogo vai ser”, completou Leonardo Antunes.

TABELA DE JOGOS DO BRASIL DE FARROUPILHA NO GAUCHÃO

1ª rodada – Brasil de Farroupilha x Elite – 7/9 – 15 – Castanheiras (Jogo adiado)

2ª rodada – Cruzeiro x Brasil de Farroupilha – 6/8 – 11h – Arena Cruzeiro

3ª rodada – Brasil de Farroupilha x Flamengo de São Pedro – 13/8 – 15h30 – Castanheiras

4ª rodada – Brasil de Farroupilha x Futebol com Vida – 20/8 – 15h30 – Castanheiras

5ª rodada – Guarany de Bagé x Brasil de Farroupilha – 27/8 – 15h – Estrela D’Alva

6ª rodada – Brasil de Farroupilha x Juventude – 3/9 – 11h – Castanheiras

7ª rodada – Vidal Pró x Brasil de Farroupilha – 10/9 – 15h – Francisco Noveletto