Ao fim da manhã desta sexta-feira (24), um coletiva de imprensa foi realizada no auditório da Prefeitura de Gramado sobre as medidas da Administração Municipal frente às chuvas. O evento foi conduzido pelo prefeito Nestor Tissot. Na ocasião, foi informado que atualmente 526 pessoas estão fora de suas casas. A expectativa da Prefeitura é que com o retorno do sol, os geólogos possam concluir as avaliações e desta forma saber se será possível o retorno dessas famílias para o seus lares.
Presente no evento, a secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira, explicou que o maior objetivo da coletiva foi evitar a proliferação de fake news, o que segundo ela, tem atrapalhado muito a cidade e os trabalhos do poder público. Acrescentou o objetivo de passar dados oficiais de todas as ações emergenciais já adotadas na última semana quando os eventos de chuva se intensificaram no município.
A secretária também ressaltou que além de acalmar os moradores, é preciso tranquilizar os turistas que têm diversos questionamentos sobre vir ou não para a cidade. Ela garante que tirando as localidades pontuais monitoradas, Gramado continua tendo seus atrativos e espera a visita de todos.
Por fim, Cristiane também disse que a principal prioridade da administração é que os moradores do bairro Três Pinheiros possam retornar para suas residências o quanto antes, desde que estejam em segurança. No entanto, o retorno depende da finalização de estudos mais aprofundados de avaliação.
Relembre: EXCLUSIVO: imagens aéreas mostram destroços do prédio que desmoronou em Gramado
Imagens captadas por drone ilustram a dimensão dos destroços que resultaram do desmoronamento do Residencial Condado Ana Carolina, em Gramado. O edifício, localizado no alto do bairro Planalto, na Rua das Ladeiras das Acácias, desabou na madrugada desta quinta-feira (23). A estrutura fica acima do Três Pinheiros, outro bairro que sofre com prejuízos após as chuvas da última semana.