O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, na manhã desta terça-feira (18), a destinação de uma verba de R$ 14 milhões para a reestruturação do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. O recurso vai ser destinado para a reforma do terminal e melhorias na pista de pouso e decolagem. O anúncio ocorreu durante reunião do Gabinete de Crise do governo municipal, realizada na sede do Centro Integrado de Operações (CIOP).
O governador lembrou que com o fechamento temporário do Salgado Filho, em Porto Alegre, o tema aeroporto tem sido critico para o Estado. Acrescentou a busca para viabilizar o Aeroporto de Vila Oliva, mas ressaltou que emergencialmente o Hugo Cantergiani é estratégico para o Rio Grande do Sul.
Nesse sentido, confirmou o repasse estadual dos recursos para o aeroporto caxiense. O valor atende projeto apresentado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) que busca a reforma da pista e do terminal de passageiros. “O que permitirá o aeroporto até triplicar o número de voos. Vamos fazer o repasse para que o Município possa fazer o encaminhamento das contratações e dar suporte técnico para que isso aconteça da forma mais rápida possível e a burocracia não atrapalhe“, afirmou.
Além disso, o governador também anunciou o repasse de R$5 milhões para o Município, através do Fundo a Fundo da Defesa Civil, para atendimento das demandas mais urgentes como a desobstrução das estradas e desassoreamento dos rios para evitar novos problemas.
Depois da agenda em Caxias, Eduardo Leite seguiu para Bento Gonçalves onde está reunido com autoridades locais, membros das forças de segurança, Defesa Civil e imprensa na sede da prefeitura.
Ver essa foto no Instagram