Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves, curso do Instituto Federal conquista conceito máximo em avaliação do Ministério da Educação

curso
Imagem: Divulgação IFRS Bento

No mês de agosto, dois cursos do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) passaram por avaliação do Ministério da Educação (MEC). O Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) conquistou o conceito máximo (5) e o Bacharelado em Agronomia obteve o conceito ”muito bom” (4).

A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial se as condições relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica estão de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. Esse reconhecimento é uma condição para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição.

Uma comissão de especialistas faz uma visita, verificando evidências a respeito das informações constantes do processo de solicitação de reconhecimento encaminhado pela instituição. Os avaliadores usam como base o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação. Nesta ocasião, pela primeira vez essa avaliação ocorreu de forma virtual. Foram realizadas reuniões on-line com dirigentes, docentes, técnicos, Comissão Própria de Avaliação e estudantes. Ocorreram ainda visitas ao vivo, com geolocalização, quando o coordenador de cada curso pôde mostrar salas de aula, acessibilidade, laboratórios, biblioteca, bem como outras instalações físicas.