As educadoras infantis das escolas conveniadas ao município de Caxias do Sul decidiram encerrar a greve da categoria. A decisão ocorreu por meio de uma assembleia realizada na noite desta quinta-feira, dia 7, no anfiteatro da Câmara de Vereadores. Dos 299 votos, 132 pediam a continuidade da paralisação e outros 164 se posicionaram pelo encerramento da greve. A votação ainda registrou dois votos brancos e outros dois nulos.
O fim da greve já havia sido anunciado pelo sindicato que representa a categoria na última segunda-feira, após uma reunião com o prefeito Daniel Guerra. Parte das educadoras, no entanto, não aceitou a decisão e manteve a paralisação.
Um dos pontos mais questionados pelas profissionais durante a assembleia desta quinta-feira foi o reembolso dos dias não trabalhados durante a greve, que teve início no dia 27 de novembro. Outras reivindicações de parte das educadoras são a recontratação das profissionais após a demissão, prevista para ocorrer no dia 29 de dezembro, e o pagamento integral das verbas rescisórias.
Conforme Stefani Macagnan, membro da comissão de greve, uma reunião entre represantes da categoria e o Ministério Público na próxima segunda-feira deve esclarecer essa situação. “Toda documentação foi entregue ao Ministério Público, que vai nos passar as orientações a partir de agora. A única coisa que a gente tem certeza é que a greve acabou, mas a luta ainda não”, afirma.
Antes da assembleia das educadoras, vereadores se reuniram com as entidades qualificadas pelo município para a realização dos convênios. Segundo Edson da Rosa (PMDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, as instituições ainda não receberam oficialmente a proposta da prefeitura. Diante disso, ainda não há uma certeza se as entidades aceitarão todos os itens solicitados pelo poder público.
No modelo de gestão compartilhada apresentado pelo prefeito Daniel Guerra na última segunda-feira, a prefeitura definiu que as entidades deverão pagar R$ 1.831,00 por 40 horas semanais de trabalho às educadoras. Hoje, elas recebem R$ 2.298,80 por uma jornada de 44 horas semanais.