Os credores da Voges aprovaram, na manhã desta segunda-feira (24), o plano de recuperação judicial da empresa. Em assembleia realizada no Jockey Clube, mais de 70% de trabalhadores e ex-trabalhadores aceitaram a proposta. A votação foi realizada por sistema eletrônico.
A aprovação do plano prevê que a unidade de motores do grupo, que fica no bairro São Ciro, seja vendida. A expectativa é de que a Biehl Metalúrgica, de São Leopoldo, pague R$ 40 milhões por essa parte da empresa. O plano de recuperação judicial prevê que metade desse dinheiro seja utilizado no pagamento de dívidas trabalhistas. Como o pagamento vai ocorrer em parcelas, os trabalhadores também devem receber o acerto de forma gradual.
A dívida trabalhista da Voges, que já empregou 2,5 mil pessoas, é de aproximadamente R$ 70 milhões. Com a venda da unidade de motores, a expectativa é de que 25% das rescisões sejam quitadas.
A empresa está em recuperação judicial desde 2013 e, além da unidade de motores do bairro São Ciro, funciona também junto à Maesa, no bairro Exposição.