Últimas notícias

Eletric Move prossegue neste final de semana em Caxias do Sul

São 12 modelos de automóveis movidos por energias alternativas e sustentáveis

Eletric Move prossegue neste final de semana em Caxias do Sul
Eletric Move prossegue neste final de semana em Caxias do Sul

O visitante encontra uma diversidade de veículos movidos por energias alternativas e sustentáveis. São 12 modelos de automóveis de seis diferentes marcas nacionais, e produtos genuinamente caxienses, como ônibus, van, bicicletas, micro-ônibus autônomo e o primeiro caminhão híbrido da América Latina, além de tecnologias avançadas, como a tração elétrica para implementos rodoviários. Também estão expostos veículos antigos, como um exemplar de 1920.

Paralelamente à mostra, que também inclui empresas ligadas ao setor de energia fotovoltaica, ocorrem palestras divididas em dois congressos. No Centro de Eventos, o visitante também encontrará praça de alimentação e espaço infantil. O ingresso é gratuito, mas a organização solicita a contribuição com um quilo de alimento não perecível para doação ao Banco de Alimentos. O horário de visitação no sábado e no domingo é das 10h às 20h.

Iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul, a Eletric Move RS – Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul já tem confirmada a data da edição de 2024. O anúncio foi feito na abertura da primeira edição do evento, na tarde desta sexta-feira (01/09). A próxima está confirmada para o período de 6 a 9 de novembro, um dia a mais do que a atual, no Centro de Eventos do Parque Mario Bernardino Ramos, em Caxias do Sul, onde o evento ocorre até este domingo (03/09).

Eletric Move – confirmada em 2024

Presente à abertura, o prefeito Adiló Didomenico destacou que a mobilidade elétrica não é mais tendência de futuro, mas uma realidade já consolidada. Recordou a evolução da atividade, no passado, no lombo de cavalo, que tinha as rédeas colocadas no varão em frente aos estabelecimentos comerciais, para a realidade atual de tomadas elétricas para a recarga dos veículos. “A incorporação da energia sustentável é inevitável e este evento será referência para o setor no Brasil”, afirmou.

O prefeito reafirmou o compromisso da Administração de continuar apoiando a Eletric Move, como já o fez nesta edição por meio de várias secretarias. A Prefeitura participa com um estande coletivo, envolvendo as secretarias do Meio Ambiente e Turismo, Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e Parque de Eventos Festa Nacional da Uva.

Em sua manifestação, o idealizador e coordenador Edson Néspolo enfatizou o apoio da Administração ao evento, bem como de várias entidades parceiras, apoiadoras e patrocinadoras. “A Eletric Move começou a ser preparada há menos de cinco meses. Mas recebeu apoio de inúmeras pessoas e organizações, garantindo sua realização com qualidade”, assinalou, ao destacar que a cidade precisa parar de se lamentar pelas feiras perdidas e olhar para frente buscando a construção coletiva de novos projetos, como a Eletric Move, que envolve vários atores institucionais, além do setor privado. Para ele, as energias sustentáveis estão chegando com atraso ao Brasil, mas com aplicação inevitável, como mostra a transição já em curso.

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Rech, assinalou que uma nação só é transformada por meio do conhecimento e da construção em equipe. Frisou que a feira atende a estes predicados, constituindo-se em ferramenta para a evolução da sociedade em geral.

A Eletric Move RS é realizada pela Fluxo Solar, Associação Serrana das Empresas de Reparação Veicular e Universidade de Caxias do Sul, com apoio especial de Sebrae e Prefeitura. Também são apoiadores a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, o MobiCaxias, a Editora São Miguel, Associação Brasileira de Geração Distribuída, o Sindienergia RS e Programa RS Solar. Os patrocinadores são Serrana Solar, Sicredi, Mercosul Motores e Badesul. Mais informações em www.eletricmovers.com.br.