O primeiro turno das Eleições 2022 ocorrerá no dia 2 de outubro e milhões de brasileiros ainda precisam realizar a regularização de seus títulos de eleitor.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os eleitores têm até 151 dias antes da data da eleição, neste ano até o dia 4 de maio, para regularizar seu título de eleitor junto aos cartórios de suas cidades.
Nas últimas eleições, mais de 10 milhões de pessoas tiveram o título cancelado pois não compareceram aos cartórios para cadastramento biométrico. Além disso, cerca de 4,5 milhões de pessoas deixaram de votar ou justificar a ausência na votação.
O coordenador do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Moraes Borowski, relata que, na época do recadastramento, nos anos de 2015/2016, Caxias do Sul contava com 48 mil títulos cancelados, número que diminuiu desde então.
“Desses 48 mil, 19 mil ainda permanecem cancelados. E esse número dificilmente vai diminuir, já que geralmente são pessoas que não tem obrigatoriedade, como pessoas que já passaram da idade obrigatória, ou não alfabetizadas, então a chance de diminuir esse número é zero. O que nós temos percebido é que há uma demanda muito grande para primeiro título, o alistamento”, afirma.
O coordenador ressalta que, desde 2020, todos os serviços do cartório estão sendo oferecidos de forma online devido a pandemia da covid-19, e que a maior demanda no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul atualmente é para emissão de novos títulos.
“Então o foco agora é o eleitor que efetivamente quer fazer o primeiro título, aquele eleitor que mora em Caxias e não possui o título, quem quiser mudar algum dado no título, o nome, o endereço, e também esses que estejam com alguma irregularidade no título, como título cancelado por não ter comparecido na revisão. Então esse é o nosso foco agora”, complementa Borowski.
Quem continuar com o título de eleitor suspenso ou cancelado, fica impedido, entre outras coisas, de votar, tirar passaporte e prestar concurso público.