Eleições

Eleitor de Farroupilha precisa estar atento para mudanças em locais de votação

eleitor
Brasil, São José dos Campos, SP, 04/11/2020. Funcionária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manuseia urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2020, para prefeituras de todo o país, durante testes para o pleito eleitoral, na cidade de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba. - Crédito:LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:233080

No próximo domingo (02) o eleitor de Farroupilha tem um compromisso com a democracia: ir às urnas nas eleições gerais que vão eleger os novos representantes dos brasileiros. Ao todo, 57 mil pessoas estão aptas a votar, entre às 8h e às 17h, nos candidatos a Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores, Governador e Presidente da República.

A reportagem do Grupo RSCOM esteve no Cartório Eleitoral de Farroupilha e conversou com o chefe do local, Alexandre Bohrer que deu orientações para a população. Ele destacou que a cidade possuí 58 locais de votação que terão 176 sessões com urnas aptas para receber os votos. Ele destaca porém que houve mudanças em alguns locais.

As seções 41, 90 e 95, que estavam no prédio do Cesf, foram para a Escola Nosssa Senhora de Lourdes. As sessões 33, 47, 121, 122, e 141, que também estavam no Cesf, foram para o Colégio Cenecista Ângelo Antonello.

Já as sessões que estavam no Seminário Apostólico foram para a Escola Municipal Antônio Minella, no bairro Belvedere. Por fim, as sessões que estavam no Santuário de Caravaggio foram transferidas para a Escola Nossa Senhora de Caravaggio.

CLIQUE AQUI PARA SABER TODOS OS LOCAIS DE VOTAÇÃO EM FARROUPILHA

Alexandre comentou sobre a proibição de o eleitor entrar na cabine de votação portando o celular. Conforme ele, a prática sempre foi proibida. Bohrer diz que a proibição também objetiva acabar com a prática da compra de votos.

“A bastante tempo isso é frisado essa questão do celular, porque é uma regra constitucional. O voto é secreto e o eleitor não pode filmar ou fotografar seu voto. Nós temos eleitores em que a venda do voto poderia ser comprovada através de uma foto e onde ele possa ter uma vantagem financeira. Então a regra também serve para combater a venda do voto”, disse.

Como dica para a população, Boher ressaltou que o mais importante é que se leve uma “cola” com os números dos candidatos em que se deseja votar.

Ele lembrou também que se atente para a ordem de votação iniciando pelo Deputado Estadual, com quatro números, depois o Federal, com cinco números, seguido de Senador, com três números, Governador, dois números e o último voto para Presidente da República, também com dois números.

As urnas nos locais de votação para as eleições em Farroupilha começam a ser distribuídas na manhã do sábado (01).

CONFIRA A ENTREVISTA CONPLETA COM ALEXANDRE BOHRER: