Caxias do Sul

Eleitor caxiense protocola requerimento que solicita cassação do vereador Sandro Fantinel

Eleitor caxiense protocola requerimento que solicita cassação do vereador Sandro Fantinel

Foi protocolado na segunda-feira, dia 4, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o pedido do eleitor caxiense, André Busnello Andreoli, solicitando a instauração de processo administrativo ético-disciplinar contra o vereador Sandro Fantinel (Patriota). Ele solicita apuração de responsabilidades do parlamentar sobre manifestação durante audiência pública no dia 28 de junho, e sessão ordinária no dia 29 de junho, que debateu o projeto das emendas impositivas do vereador Gilfredo De Camillis (PSB), que será retirada de tramitação.

O eleitor caxiense solicita a perda de mandato do parlamentar e que a cópia do processo disciplinar seja encaminhada ao Ministério Público Estadual para apurar a ocorrência dos crimes de improbidade e difamação. No documento, Andreoli afirma que as manifestações do vereador foram “destemperada, indecorosa, desrespeitosa”.  Conforme o denunciante, Fantinel,vdeixa claro que a defesa do projeto das emendas impositivas não é para o bem-comum, mas para defender agricultores com britas e máquinas.

O processo será encaminhado para a comissão de ética, sendo que, o presidente decide se prossegue com a solicitação ou é arquivado o requerimento do eleitor.

Confira parte do depoimento de Fantinel na audiência pública

“Tem um agricultor que está aqui que paga por mês R$ 146 mil de imposto e não tem direito a cascalho na estrada dele para poder andar com o caminhão. Ele não usa o SUS por que tem plano de saúde. Então ele paga R$ 146 mil para fazer o que? Para dar o dinheiro para quem não paga nada? Para quem não faz nada? Esse povo quer o dinheiro dele de volta e tem o direito. E será através das emendas impositivas que eu vou levar para eles de volta o dinheiro que eles pagam”, disse Fantinel.

Em nota, o vereador disse que o processo não possui qualquer sustentação jurídica

“Tomei conhecimento do processo administrativo ético disciplinar proposto por André Busnello Andreoli. O processo não possui qualquer sustentação jurídica. Na minha manifestação do dia 29/06/22, não fiz referência ao nome do denunciante, nem conheço o mesmo. Minhas palavras foram em defesa dos agricultores, das pessoas do interior, pois sou a favor das emendas impositivas, que na minha visão, democratizam os investimentos públicos. Ao que parece, o denunciante, que se mostra contra as emendas impositivas, usa do procedimento ético como forma de “constranger” este Vereador. O processo ético não tem esse propósito! Estamos as vésperas de eleições e ataques despropositados são até normais nestes períodos. A Câmara Municipal é a casa do povo, e fui eleito para defender as minhas ideias e proposições. Não vai ser um processo que vai me calar. Seguirei firme defendendo os meus ideais”.