Está marcada para o dia 1º de outubro, um domingo, a eleição para o Conselho Tutelar de Farroupilha. A votação, que é unificada em todo o Brasil, ocorre entre às 8h e às 17h. No município ela acontece no Colégio CNEC – Ângelo Antonelo, onde 12 candidatos disputarão as cinco vagas para um mandato de quatro anos.
Está apto a votar qualquer morador que seja eleitor inscrito e em situação regular com o Cartório Eleitoral até o dia 03/07/2023. A expectativa é que o resultado seja divulgado ainda na noite do domingo. Os eleitos assumirão os cargos em 10 de janeiro de 2024.
Entre as atribuições de um Conselheiro Tutelar está a de garantir o bem-estar e os direitos das crianças e adolescentes, promovendo um ambiente seguro e saudável para seu desenvolvimento; prestar atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias em situações de vulnerabilidade ou violação de direitos. Isso pode envolver situações de negligência, abuso físico, psicológico ou sexual, exploração, entre outros.
Ele também representa os interesses das crianças e adolescentes em audiências e processos judiciais, quando necessário, a fim de garantir que seus direitos sejam respeitados. Todo esse trabalho é realizado em parceria com outros órgãos, como Ministério Público, Poder Judiciário e a Polícia.
Confira quem são os candidatos e seus respectivos números para votação em Farroupilha:
– Alexandre Fernandes – número 75
– Ana Bin da Epidemio – número 57
– Deise Garbin Romagna – número 61
– Fabiane Debastiani – número 72
– Ivanor Romagna – número 62
– Lauro Edson da Cás – número 64
– Lilian Pintareli – número 54
– Magela Dewes – número 60
– Marcelo Piccoli – número 52
– Marlene Prado (Lene) – número 58
– Miriam Verona Hartmann – número 66
– Neiva Neis – número 78