Caxias do Sul

Elaboração de projeto para o Parque do Monumento Nacional ao Imigrante em Caxias do Sul ficará para 2023

Proporcionar maior segurança à comunidade é uma das justificativas da implantação

Elaboração de projeto do Parque do Monumento Nacional ao Imigrante em Caxias do Sul ficará para 2023
Elaboração de projeto do Parque do Monumento Nacional ao Imigrante em Caxias do Sul ficará para 2023 (Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)

Na última semana, a Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul aprovou a permuta de uma área do município por um imóvel de propriedade privada, no Bairro Petrópolis. A troca de terrenos, descrita no Projeto de Lei 78/2022, assinado pelo poder Executivo, busca viabilizar a implantação do Parque do Monumento Nacional ao Imigrante no local, já declarado de utilidade pública e previsto em lei. Mesmo assim, a elaboração do projeto deve ficar para 2023.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), para dar seguimento ao projeto, é necessário realizar novas a negociações outros imóveis, também localizados no entorno do monumento. “O parque como um todo ele envolve vários imóveis. Vários o município já conseguiu adquirir, outros estão já na fase final de permuta”, pontuou a titular da Seplan Margarete Bender. Segundo ela, cerca de 80% do espaço necessário já está em posse do município.

O Parque do Monumento Nacional ao Imigrante é um desejo antigo da comunidade, principalmente por hoje localidade trazer insegurança a quem transita pela região, as margens da BR-116.

“É um espaço atualmente bastante vulnerável, eu diria, para toda aquela parte da cidade. Mas, de qualquer maneira, é um plano, um projeto, que vem do do Plano Diretor Municipal e que a revisão do plano manteve enquanto interesse público em implantar ali um equipamento dessa ordem”, afirmou a secretária.

Monumento Nacional ao Imigrante
Monumento Nacional ao Imigrante (Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)

Projeto somente em 2023

Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento, hoje existe apenas um plano base, que contempla as principais diretrizes do Parque do Monumento Nacional ao Imigrante. De acordo com Margarete Bender, o local deve contar com espaços de lazer para a comunidade, caminhada e exercícios, além, claro, de proporcionar maior segurança aos que transitam pelo entorno. Todavia, o projeto executivo, que dará embasamento para as intervenções, deve ser elaborado apenas em 2023.

“Neste momento, a nossa prerrogativa é a partir do ano que vem a gente já conseguir disponibilizar o projeto executivo para busca de recursos”

A expectativa é de que os valores sejam oriundos de verbas públicas. Do mesmo modo, ainda não existe uma estimativa do orçamento para as obras do parque. Ao todo, a área possui cerca de 18m².

Fotos: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM