Política

Eduardo Leite volta atrás e IPVA pode ser pago parcelado

Recuo na manobra foi anunciado na manhã desta terça-feira, após reunião do governador com líderes aliados na Assembleia Legislativa

(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Em reunião com os líderes do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira (5), o governador Eduardo Leite recuou nas medidas anunciadas na manhã de segunda-feira (4), quanto ao calendário de pagamento do IPVA 2020. Portanto, o contribuinte gaúcho poderá parcelar o pagamento do IPVA, voltando ao mesmo formato utilizado pela Secretaria da Fazenda em 2019.

O Piratini havia anunciado o fim do parcelamento e do desconto por antecipação no pagamento, além de adiantar o calendário para quitar o tributo, de abril para janeiro.

A manobra anunciada pelo secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, na manhã de ontem, foi cancelada devido a pressão dos partidos aliados do governo, que não foram consultados sobre a decisão de alterar a forma de pagamento do IPVA para cota única. Diferentes setores também se opuseram as medidas.

Eduardo Leite também vai responder questionamentos sobre o governo ter lançado no mesmo dia um programa para que empresas parcelem dívidas de ICMS com redução de juros e descontos em multas que podem alcançar 90%. A simultaneidade do anuncio das medidas foi considerada pelos parlamentares, tanto da base aliada como da oposição, uma falta se senso político do Governo do Estado.