Brasil

Eduardo Leite garante apoio das forças do RS para áreas afetadas por ciclone

Governador destacou preocupação e que monitora com atenção o avanço do temporal.

Porto Alegre teve maior acumulado de chuva dos últimos 107 anos

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, manifestou sua preocupação, na noite desta quinta-feira, com os temporais que atingem o Estado. Ele salientou que o Palácio Piratini monitora com atenção os problemas registrados sob efeito de ciclone na costa gaúcha.

“Nossas equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão mobilizadas para dar a assistência e o apoio às comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas que incidem especialmente sobre a região nordeste do RS”, comentou o governador  no Twitter. “Acompanho a situação junto a nossas forças de segurança.”

O cenário é particularmente grave no Litoral Norte, inclusive com o prefeito de Maquiné, João Marques Bassani dos Santos, instando a população a deixar suas casas e seguir para pontos mais altos do município. Segundo o gestor, é a maior inundação registrada na área central da cidade, nos últimos tempos.

O temporal da noite desta quinta-feira, causado por formação de ciclone extratropical, já está afetando diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Na Capital há alagamentos e falta de luz, problema que se repete em maior ou igual grau na Região Metropolitana.

A Serra e o Litoral são as mais afetadas, com residências danificadas, deslizamentos, quedas de barreiras e desabamento de árvores.