Eduardo Leite (PSDB) confirmou o favoritismo e é o novo Governador do Rio Grande do Sul. A eleição dele foi confirmada às 18h40min deste domingo (28). Aos 33 anos, Leite chega ao Palácio Piratini na primeira vez em que disputa o pleito para o governo estadual. Ele leva como vice o delegado Ranolfo Vieira Jr (PTB).
Eduardo Leite foi Prefeito de Pelotas pela coligação Pelotas de Cara Nova. Eduardo apresentou-se com um discurso de inovação, e tinha como prioridades a saúde e a educação. Ele foi eleito com 110 823 votos (57,15%), sagrando-se o prefeito mais votado da história de Pelotas.
Em 11 de novembro de 2017, Eduardo Leite foi eleito Presidente do PSDB do Rio Grande do Sul em uma convenção realizada pelo partido. Neste mesmo evento, foi escolhido como o pré-candidato do PSDB ao Governo do Rio Grande do Sul para a eleição de 2018. Anteriormente, havia anunciado que seria candidato a Deputado Federal, e o Governador José Ivo Sartori considerava Leite a melhor opção para integrar sua chapa, como candidato a Vice-governador, em 2018.
No início de agosto de 2018, sua candidatura ao governo do Estado foi confirmada pelos tucanos, tendo também o apoio de PP, PTB, PRB, PPS, PHS e REDE. Em 7 de outubro, classificou-se para o segundo turno contra o governador; Eduardo recebeu 35,9% dos votos e Sartori, 31,1%, uma diferença de 286 mil votos a favor do tucano. No segundo turno das eleições de 2018, Leite superou o candidato do MDB, José Ivo Sartori.