Caxias do Sul

Edson Néspolo será anunciado vice de Adiló nesta segunda em Caxias do Sul

Homem forte dos governos Sartori e candidato a prefeito nos dois últimos pleitos retornou ao cenário eleitoral filiando-se no final da janela partidária de abril

Edson Néspolo
Foto: Rogério Mesquita

A apresentação do atual prefeito de Caxias do Sul, Adiló Domenico (PSDB), como pré-candidato à reeleição, ocorre nesta segunda (15). O evento será no salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, a partir das 18h30. Na mesma ocasião, o nome de Edson Néspolo (União Brasil) deve ser confirmado como candidato a vice.

Homem forte nos governos Sartori/MDB (2005-2012), quando foi chefe de Gabinete, Edson Néspolo concorreu a prefeito pelo PDT em 2016 e 2020. Na primeira ocasião, era o representante da situação, buscando suceder o colega de partido Alceu Barbosa Velho (2013-2016), tendo o apoio emedebista. O que seria o quarto mandato da dobradinha PDT/MDB não se consolidou. Néspolo acabou derrotado no segundo turno por Daniel Guerra (Republicanos).

Em 2020, Néspolo voltou como um dos favoritos ao segundo turno, mas acabou na terceira colocação, alijado justamente por Adiló por uma diferença de pouco mais de 2 mil votos. Desde então, saiu do PDT e vinha atuando em projetos voltados ao turismo, mobilidade e inovação. Nos últimos dias da janela partidária de abril deste ano, no entanto, filiou-se ao União Brasil, retornando ao tabuleiro eleitoral caxiense.

Além da chapa majoritária, também haverá ato de apresentação dos pré-candidatos a vereador dos partidos da base do governo (PSDB, Cidadania, União Brasil, PRD, Republicanos, DC e PRTB).