
A construção do Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, deu um passo importante nesta quarta-feira (17). A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), publicou o edital de licitação para a primeira etapa da obra. A fase inicial, batizada de “Lado Ar”, representa um investimento de R$ 200 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Esta etapa compreende a execução completa da infraestrutura básica do aeroporto. Os serviços a serem licitados incluem a terraplanagem geral e a implantação da pista de pouso e decolagem, das pistas de táxi, do pátio de aeronaves e do estacionamento de veículos, formando a base física essencial para a futura operação do terminal.
O processo seguirá agora um calendário definido. A abertura das propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 24 de fevereiro. A licitação usará o critério de técnica e preço, com pontuação separada para a capacidade de execução da empresa e para a proposta financeira, sendo vencedora aquela que obtiver a melhor avaliação combinada.
Após a definição da empresa vencedora, a Seplan vai iniciar a montagem do processo administrativo, etapa que deve levar cerca de 30 dias. O processo completo será então remetido à Secretaria de Acompanhamento de Contratos (SAC), que emitirá um documento de Verificação do Resultado do Processo de Licitação (VRPL).
Somente após a homologação pela SAC a Prefeitura poderá assinar o contrato. Este, por sua vez, será encaminhado para ciência da SAC, que emitirá a Autorização de Início do Objeto da obra. A liberação dos recursos federais pela União para a Prefeitura autorizar o início dos trabalhos vai depender dos trâmites junto aos órgãos do Governo Federal.
Características principais do aeroporto
- Nome oficial: Aeroporto Regional da Serra Gaúcha – Vila Oliva
- Localização: Estrada Municipal Geraldo D’Agostini, s/nº
- Aeronaves críticas previstas: Boeing 737-8 MAX, Airbus A321neo, A320neo e Embraer E195-E2
- Pista de pouso e decolagem (PPD): 1.930 metros de comprimento por 45 metros de largura
- Área de segurança de fim de pista (RESA): 240 metros por 150 metros
- Pista de Táxi A: 183,38 metros por 25 metros (15 metros de pavimento, com 5 metros de acostamento em cada lado)
- Pista de Táxi B: 183,38 metros por 25 metros (15 metros de pavimento, com 5 metros de acostamento em cada lado)
- Pátio de aeronaves: 31.650 m² (316,5 metros por 100 metros)
- Estacionamento de veículos: capacidade para aproximadamente 500 vagas.
Os estudos técnicos projetam a extensão da pista de pouso e decolagem para até 2.200 metros, a implantação de pista de táxi paralela para atendimento a aeronaves de pequeno porte, a criação de pátio e terminal de cargas, áreas específicas para a aviação geral, implantação de hangares e espaço destinado ao abastecimento das aeronaves.