Bento Gonçalves

Edital para construção de usina de resíduos em Bento será publicado em julho

Edital para construção de usina de resíduos em Bento será publicado em julho


A proposta da empresa Planex Consultoria de Planejamento e Execução, de Minas Gerais, será a base para a publicação do edital para a implantação de uma usina de resíduos sólidos urbanos (RSU) em Bento Gonçalves. Conforme o projeto, o modelo escolhido será o tratamento dos resíduos por pirólise, um sistema que queima o lixo orgânico com um aquecimento menor que outros sistemas. O modelo foi definido nesta terça-feira, dia 8, pelo Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPP).

Definição sobre construção de usina de resíduos sólidos opta por sistema de pirólise (Foto: Laura Kirchhof/divulgação)

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, Silvio Pasin, a partir desta definição, o edital deverá ser elaborado para a publicação em julho, após a realização de audiências públicas. “Concluiremos a construção do edital, para que, ainda em junho, realizemos uma audiência e uma consulta pública para que a população possa se manifestar e opinar sobre o assunto”, explica o secretário. “O documento deve ser lançado em julho e após processo licitatório, em agosto já teremos a empresa que irá executar o projeto”, complementa.

Depois da definição da licitação, a empresa vencedora terá entre oito e 12 meses para concluir a obra, com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2019. Pioneiro no país, o projeto lançado pela prefeitura de Bento é exclusivo na formatação de parceria e será utilizado como case no Rio Grande do Sul. A alternativa torna possível a transformação dos materiais em energias sustentáveis, porque o sistema permite que os resíduos, transformados em carvão depois da queima, possam ser utilizados para geração de energia.