Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto mais recentes, Edegar Pretto (PT) adotou, no dia da eleição, o discurso de que o trabalho e a união de partidos até aqui foram importantes, e de que tem esperança de chegar ao segundo turno devido à mobilização da campanha. “É uma emoção que a gente chega nesse momento tendo desempenhado a tarefa que me foi dada. Sou um cumpridor de tarefa, sempre trabalhei na política de uma forma muito coletiva”, disse, agradecendo a união dos partidos. “Foi uma bela caminhada até aqui, digna de estarmos no segundo turno”, afirmou, logo após de votar, no Colégio Bom Jesus Sevigné, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Antes, por volta de 8h45min, Pretto acompanhou o voto de Olívio Dutra, liderança histórica do partido e que concorre ao Senado. As duas votações foram acompanhadas por candidatos e representantes da coligação, formada por PT, PCdoB, PSol, PV e Rede. Durante a manhã, assim como no restante da caminha, Pretto falou sobre a necessidade de eleger os nomes do partido para outros cargos também.
“As expectativas são as melhores possíveis. Nosso campo político, mais do que ninguém, merece estar nesse momento da história celebrando a possiblidade do Lula no primeiro turno. Aqui no Rio Grande do Sul queremos eleger de novo, pela sexta vez consecutiva, a maior bancada da Assembleia Legislativa, queremos eleger uma potente bancada federal e Pedro Ruas e eu estaremos no segundo turno. Vamos conquistar uma liderança ainda maior, ainda mais potente para vencermos as eleições sem ódio, sem preconceito e sem rancor, fazer uma reconstrução desse Rio Grande com desenvolvimento parelho, aonde ninguém fique para atrás mas que a mão do estado mais amiga tem que estar com o povo trabalhador, daqueles que mais precisam das políticas públicas.”
Antes da sua votação e da de Olívio, Edegar Pretto esteve num café da manhã no hotel Plaza São Rafael, promovido pela coligação. No fim da manhã, seguiu para entrevistas em rádios da Capital.
Fonte: Correio do Povo