A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul demonstrou otimismo com o desempenho econômico da cidade para 2018. Nesta segunda-feira, dia 20, os diretores de economia e estatística da CIC, Alexander Messias e Astor Schmitt, apresentaram as perspectivas econômicas para 2018.
Durante a fala, ambos destacaram que 2017 foi um ano marcado pela incerteza. Mesmo assim, a tendência é que a economia de Caxias do Sul chegue ao final do ano com resultados positivos. Um indicativo dessa recuperação veio em setembro, quando o índice que mede o acumulado nos últimos 12 meses voltou a ser positivo após três anos e meio no vermelho. Diante desse cenário, a CIC projeta que a economia da cidade feche o ano com um crescimento na ordem de 4%.
Segundo o Diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Alexander Messias, o cenário otimista só pode ser alterado com uma surpresa nas eleições do ano que vem. “Caxias não é uma ilha. É mais afetada pelas decisões econômicas nacionais do que até pelo estado. Inicialmente, mantendo o quadro atual, a gente pode colocar que teremos um crescimento para 2018. Setores que podem nos surpreender é esse cenário de eleições para o ano que vem que pode trazer dúvidas para esse crescimento”, argumenta.
O crescimento de Caxias do Sul deve vir acompanhado de uma retomada, ainda que tímida, da economia brasileira como um todo. Nos números apresentados pela CIC, o Brasil crescerá 0,9% em 2017 e 2,8% no ano que vem.
Os economistas da CIC ainda defenderam as medidas adotadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), como a reforma trabalhista e a venda de estatais para a iniciativa privada.