Caxias do Sul

Economia de Caxias do Sul cresce 5,2% em agosto

A Indústria, com 6,5%, e Serviços, com 6,7%, puxaram o crescimento

Economia de Caxias do Sul cresce 5,2% em agosto
Foto: Diego Pereira/ Grupo RSCOM

A economia de Caxias do Sul cresceu 5,2% em agosto quando em comparação com o mês de julho. Os dados foram apresentados em coletiva da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias. A Indústria, com 6,5%, e Serviços, com 6,7%, puxaram o crescimento. Em contrapartida, o comércio caiu 1,9% no oitavo mês do ano.

Os números positivos da economia caxiense se mantém quando analisados o acumulado do ano (5,7%) e os últimos 12 meses (5,6%).  O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Tarciano Mélo Cardoso, define o incremento da atividade acima de 5% como expressivo e positivo. Ele acrescenta que o cenário é similar no acumulado dos últimos 12 meses.

O diretor também observa que Caxias do Sul é uma cidade industrial. Todavia, aponta que o que vem puxando o crescimento da economia da cidade é o setor de Serviços. Observa que a Indústria com grandes números no passado, vem perdendo um pouco da carga. Tarciano projeta para o fim do ano a mesma oscilação que vem sendo apresentada pelo setor.

“No setor industrial espera-se que continue um mês positivo, outro negativo, que as oscilações continuem acontecendo. Como a nossa indústria é de bens de capital, ela depende que o cenário nacional também performe relativamente bem para que consiga ter essa atividade industrial performando de igual forma. E o Comércio, apesar da queda, se espera que o fim do ano traga números positivos, já que são meses bons para o setor”, pontua o diretor.

Com destaque para Serviços, a atividade tem crescimento econômico de 23,5% no acumulado do ano sendo o setor que mais criou vagas de trabalho na cidade em agosto. Com cenário similar ao nacional, a atividade econômica que sofreu bastante durante a pandemia, se recupera fortemente.

Leia também: Economia de Caxias do Sul acumula crescimento de 5,8% no primeiro semestre

A economia caxiense voltou a crescer em junho e registrou alta de 7,8% sobre o desempenho do mês de maio. Com o avanço positivo, a atividade econômica de Caxias do Sul acumulou alta de 5,8% no primeiro semestre de 2023 e de 5,4% no acumulado dos últimos 12 meses. Os indicadores do mês de junho foram divulgados nesta terça-feira (8) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).