Caxias do Sul

Economia caxiense consolida recuperação e fecha trimestre com alta de 12,2%

Economia caxiense consolida recuperação e fecha trimestre com alta de 12,2%


Após apresentar números negativos no mês de fevereiro, a economia caxiense mais uma vez mostrou o poder de recuperação em março e fechou o primeiro trimestre do ano com uma alta na ordem de 12,2%. Em março, o saldo positivo foi de 6,8%. Os números foram revelados nesta quinta-feira, dia 3, pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas.

O bom desempenho no terceiro mês do ano é fruto de um bom desempenho nos três setores da economia. Os serviços apresentaram a maior alta, com 8,7%. O comércio teve um acréscimo de 6% e a indústria 5,9% em relação a fevereiro.

Indústria já apresenta crescimento de 12,2% no acumulado dos primeiros três meses do ano (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

A expectativa do economista da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Mosár Leandro Ness, é de que os bons números se mantenham até o final do ano. Segundo ele, a expectativa é de que o comércio alcance um crescimento na ordem de 8% até dezembro. “Caxias vai continuar crescendo, o comércio vai continuar vendendo e a nossa tendência nesse momento é de crescimento, é de alta”, garante.

Os bons números em Caxias contrastam com a situação nacional. Na indústria, por exemplo, um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta um recuo de 0,1% da atividade industrial no país em março. Para Astor Schmitt, um dos membros do Departamento de Economia e Estatística da CIC, a recuperação na ordem de 5,9% em março e de surpreendentes 12,2% no acumulado do ano é um processo natural. Ele lembra que, quando a crise chegou ao Brasil, Caxias do Sul foi uma das cidades que mais sentiu. Agora, a economia da cidade se beneficia com a retomada econômica no setor automotivo em nível nacional.

“Nós fomos daqueles que, em tempos recentes, mais sofremos e tivemos certamente a queda mais forte na nossa atividade. Nós chegamos a desempregar 25 mil pessoas. Se você colocar quatro membros por célula familiar, nós fechamos o equivalente a uma cidade de 100 mil habitantes. Isso é grave. Mas agora, que se está tendo a volta, e na indústria brasileira a cadeia automotiva vem ponteando o processo de recuperação econômica, nós estamos, ao contrário, nos beneficiando mais do que a média. E esse crescimento de 12,2% neste ano é bem ilustrativo da velocidade que o processo está tendo. Nós temos um crescimento local bem melhor que aquele do estado de um modo geral e do país”, avalia Schmitt.

Mercado de Trabalho

Em março, o mercado de trabalho fechou com um saldo positivo de 337 vagas em Caxias do Sul. A indústria voltou a ser protagonista neste cenário, abrindo 310 vagas. Os Serviços também apresentaram bom desempenho, com saldo de 298 postos de trabalho. Os demais setores voltaram diminuir o número de empregados: na agricultura foram 111 a menos, enquanto na construção civil o número negativo é de 82 vagas e o comércio fechou 78 postos de trabalho. No acumulado do ano, Caxias abriu 3.662 postos de emprego.