Na próxima terça-feira (22), o Espaço Coletivo das Artes (ECOA) exibirá, de forma gratuita, o curta-documentário “A Arte Salva – Sempre Salvou”. A sessão de estreia tem início às 19h30min, respeitando todas as exigências de capacidade máxima (vinte pessoas) e distanciamento social. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com artistas locais convidados. O filme também será disponibilizado no Youtube, Instagram (IGTV) e Facebook do produtor cultural.
Segundo o idealizador do projeto – o ator e diretor Guilherme Carniell – o curta-documentário buscou dar voz a artistas de várias gerações do município, além de fazer um resgate histórico (com assessoria do Arquivo Histórico Municipal) sobre grupos artístico-culturais do início do século XX e também do período de Colônia Conde D’Eu.
Carniell conta que as entrevistas foram gravadas em diversos pontos de Garibaldi, enaltecendo, também, a arquitetura local – incluindo prédios que já foram e ainda são usados como espaços culturais. “Estamos em processo de pós-produção e finalização e na terça-feira, vamos apresentar ao público o resultado desse trabalho”.
Ele ressalta a importância de incentivar, aos poucos, a prática audiovisual no município. “Nossa região sempre é lembrada como “set de gravações”. A criação do Garibaldi Film Comission – e, posteriormente, da Rota Cinematográfica – comprova que Garibaldi está se tornando um referencial do cinema na Serra Gaúcha. E conclui: “Mas para que esse referencial continue crescente, é de extrema importância projetos que adotem e incentivem a narrativa audiovisual. E que, principalmente, seja possível propor ao profissional cultural do setor condições justas para o desenvolvimento destes trabalhos”.
Acompanhe a participação de Guilherme Carniell:
ECOA