Comportamento

Eclipse solar ocorre nesta terça-feira e poderá ser visto de todo o RS

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)


Nesta terça-feira (2), um eclipse solar total poderá ser visto no Chile e na Argentina. Já no Brasil, a visualização será apenas parcial. Regiões do Rio Grande do Sul poderão ver até 60% do disco solar ser “coberto” pela lua.

O fenômeno poderá ser observado das 16h30min às 18h. Em Porto Alegre, o Departamento de Astronomia da Ufrgs estará na Usina do Gasômetro disponibilizando telescópios e auxiliando os curiosos a observarem o evento.

A Capital, até 58% do sol pode ser coberto pelo disco lunar, lembrando que, quanto mais ao sul do Estado, maior a área que será coberta.

Como observar

Como em qualquer outro eclipse solar, não deve-se olhar diretamente para o sol sem a devida proteção. Óculos de sol, radiografias ou outros improvisos, não devem ser utilizados. O correto para assistir ao eclipse é utilizar um filtro especial, que pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens. O filtro indicado é o 14, utilizado em máscaras de solda.

Mesmo com o equipamento necessário, lembrem-se de não olhar para o sol por mais de 15 segundos seguidos. Pare a cada 15 segundos de observação e descanse a visão por, no mínimo, 1 minuto.