
O Brasil vai poder acompanhar, na tarde deste sábado (14), o eclipse solar — fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol — de todas as regiões do território nacional. No Norte e Nordeste, o eclipse poderá ser visto em seu modo anular; e no restante do país, apenas de maneira parcial.
A Lua, que cobre a maior parte do disco solar, faz com que crie-se uma “anel de fogo” brilhante ao redor da borda do astro. O alinhamento acontece razão do movimento da Terra ao redor do Sol e da Lua ao redor do nosso planeta, já que não é um curso circular perfeito.
De acordo com o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o fenômeno deve começar por volta das 15h. As primeiras cidades brasileiras a ver o eclipse ficam no estado do Amazonas — no município de Tefé, por exemplo, o auge será às 15h11, segundo informações da agência espacial norte-americana Nasa. Já em Porto Alegre, o ápice ocorre às 16h47.
O eclipse ganhou a alcunha de “O Grande Eclipse das Américas” por ser visível em mais de dez países no continente americano: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Em outras partes das Américas — do Alasca à Argentina — será possível ver um eclipse parcial.
Cuidados para fazer a observação
Não se deve olhar diretamente para o Sol em hipótese nenhuma, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição ao astro solar, mesmo durante poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível. Portanto, o eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno ou filtro especial.
Para observações de maior segurança e que permitem um bom resultado, é recomendado a projeção em um telescópio equipado com filtro objetivo solar apropriado.
Onde assistir ao eclipse solar anular
Uma alternativa para acompanhar o fenômeno é por meio de transmissões ao vivo na internet. A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e o Observatório Nacional terão disponíveis lives para transmitir o evento astronômico.
*Com informações de CP