Bento Gonçalves

É falso boato de que servidores públicos de Bento Gonçalves foram imunizados com vacina de dose única

É falso boato de que servidores públicos de Bento Gonçalves foram imunizados com vacina de dose única

Tem circulado pelas redes sociais um boato de que os funcionários públicos de Bento Gonçalves foram imunizados com a vacina de dose única do laboratório Janssen. Segundo o relato, a população teve acesso apenas àquelas de duas doses, expondo assim um favorecimento dos trabalhadores do Estado. Procurando saber a veracidade desta denúncia, a reportagem do Grupo RSCOM foi investigar.

Imagem: Redes Sociais

A equipe de jornalismo entrou em contato com a secretária de Saúde da cidade, Tatiane Misturini Fiorio, e a questionou sobre a denúncia. Segundo ela, as mensagens que circulam são boatos e não condizem com a verdade.

“Isso não procede. Grande parte dos funcionários da saúde estão vacinados com Coronavac. No início do ano recebíamos basicamente Coronavac e Astrazeneca. Os profissionais da saúde e os idosos receberam estas doses de vacina. Nós recebemos duas remessas de Janssen. Conforme chegaram ao município, elas entraram no calendário e foram usadas.”

Ela destaca que a vacina de dose única foi utilizada no curto espaço de tempo onde os esforços foram concentrados na imunização de funcionários das indústrias.

“Naquele momento que recebemos, estávamos entrando no grupo prioritário das empresas. Como temos empresas de grande porte em Bento, temos algumas com até quatro turnos, sabemos a dificuldade de parar a produção de uma empresa de grande porte para vacinar seus funcionários. Então, para facilitar, nós fomos às empresas e optamos naquele momento, como teríamos que parar as produções, pararíamos uma vez só. A grande maioria das vacinas da Janssen foi utilizada nas ações. Nós tivemos também dois sábados que fizemos ‘repescagens’ em que abrimos as UBS e utilizamos Janssen” Afirmou.

Ela finaliza o esclarecimento dizendo que “Tirando os profissionais da saúde e da educação, os funcionários públicos foram vacinados caso se enquadrassem em algum grupo prioritário, ou eles foram vacinados por idades. Então, com certeza, eles entraram nas filas e drives como qualquer pessoa. Temos funcionários públicos vacinados com todas as marcas. A minoria, bem pequena, recebeu Janssen”.

Bento Gonçalves deve receber nesta semana mais doses de vacinas da Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e, também, da Janssen. Estas serão usadas nas novas ações de primeira dose para aqueles que ainda não foram imunizados, bem como nos esforços de aplicação das segundas doses. Acompanhe todas as novidades aqui no Portal Leouve!