Esportes

Dupla Gre-Nal abre semana de clássico pressionada por recentes resultados ruins

Tanto Grêmio quanto Internacional não tem vencido e situação preocupa torcedores

GRE-NAL
Fotos: Ricardo Duarte/Inter e Lucas Uebel/Grêmio

No próximo domingo (21), Grêmio e Internacional entram em campo para mais um clássico Gre-Nal, o de número 439 na história do confronto. Sempre podendo mudar os rumos de um deles, ou dos dois, na temporada este duelo, o segundo no ano, apresenta equipes que não tem vencido duelos importantes pela Série A, e que antes ainda tem o jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Grêmio

Pelo lado Tricolor na primeira divisão, dos últimos nove pontos, apenas dois foram conquistados, oriundo de dois empates dentro de casa. Além da baixa pontuação, o desempenho não tem agradado o torcedor, contestando inclusive o trabalho do técnico Renato Portaluppi.

O ponto alto das críticas recentes ocorreu na derrota por 4×1 para o Palmeiras na última semana, onde na escalação o time gaúcho iniciou com três zagueiros para tentar não sofrer gols porém, careceu de qualidade no meio-campo, o que se mostrou um fato ainda nos primeiros minutos. Mesmo assim, alterações foram feitas apenas quando o placar já era de goleada em desfavor do Grêmio.

Outro vilão são as lesões que tem feito do departamento médico um local muito frequentado pelos atletas. Dessa forma, mudanças na formação tem sido frequentes. O jogo contra o Cruzeiro em casa na quarta-feira (17), pode dar um alento antes do jogo contra o maior rival.

Internacional

Pelo lado Colorado a situação é ainda mais complicada. Em três competições, as perspectivas não são animadoras pelo desempenho dentro de campo. No Brasileirão, três derrotas seguidas, todas por 2×0 para São Paulo, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro respectivamente. Na Libertadores, empate em 2×2 com o Nacional, completando a sequência de quatro jogos sem vencer. Nas últimas seis partidas, apenas uma vitória.

Mano Menezes está sendo criticado por parte da torcida pelo trabalho. Recentemente um dos culpados pelo baixo desempenho foi encontrado, o preparador físico Jean Carlo Lourenço foi demitido, isso pensando em melhorar as apresentações dentro de campo. A forma como o time é envolvido pelos adversários tem sido recorrente nas partidas pela competição nacional.

Na quarta-feira (17), às 21h30 no Independência em Minas Gerais pelas oitavas de final da Copa do Brasil contra o América Mineiro, fica a expectativa para que as coisas se alinhem, pelo menos um pouco pelos lados do Beira-Rio. Nessa competição inclusive a classificação veio após derrota no tempo normal para o CSA, assegurando a vaga apenas nos pênaltis.

Situação dentro da Série A

No momento, após um ponto separa a dupla na tabela de classificação. O Grêmio está na 11ª colocação, com oito pontos conquistados, cinco pontos longe do G-4, e três acima da zona de rebaixamento. O Inter é o 12º, com sete pontos, seis a menos que o quarto colocado, e apenas dois acima do Z-4.