Dois homens, de 19 e 25 anos, foram presos no final da manhã desta quinta-feira (26) em Nova Petrópolis. Ele haviam roubado um veículo em Gramado na noite de última quarta-feira (25) juntamente com uma menor, apreendida por volta das 7h de hoje. O cerco da Brigada Militar contra a dupla durou dez horas.
Um dos autores (de 25 anos) já possuía antecedentes por roubos, posse irregular de arma de fogo, e dois homicídios (um tentado e um consumado), ainda era procurado da justiça, com mandado de prisão expedido pela comarca de Canela, pelo crime de homicídio ocorrido em agosto de 2022. A arma utilizada pelos autores também foi apreendida de manhã.
Capitão Marcelo Montini, comandante da BM de Gramado, destaca a atuação dos policiais militares e o êxito da ação. “A importância do policiamento ostensivo em Gramado culminou com a visualização do veículo e a consequente troca de informações com as demais guarnições de serviço na área do Batalhão Turístico possibilitou o êxito na ação. Mesmo em razão da dificuldade apresentada pelo terreno, onde os criminosos adentraram, os policiais militares não mediram esforços para que os indivíduos fossem localizados e capturados, o que deve ser enaltecido”, disse.
O roubo do veículo
Na noite de quarta-feira (25), por volta das 23 horas, na Av. das Hortênsias, no Centro de Gramada, a guarnição da Brigada Militar de Gramado em policiamento em frente ao Palácio dos Festivais ouviu disparos de arma de fogo e logo após surgiu um homem correndo e pedindo socorro. A vítima, de 26 anos, relatou que é motorista de aplicativo, e que havia buscado três passageiros no bairro Santa Marta, em Canela.
Entretanto, no meio da corrida, quando iria deixar seus passageiros, foi rendido por eles. Eram dois homens e uma mulher, sendo que um dos homens assumiu a direção do veículo e a vítima foi sentada no banco do carona, ao lado do motorista.
Segundo a vítima os criminosos pareciam “meio perdidos” e acabaram indo em direção ao centro, quando então a vítima teria puxado (com força) a arma do criminoso que estava sentado atrás e conseguiu o desarmá-lo. Ato contínuo abriu a porta e atirou-se para fora do carro em movimento, quando passava na Av. das Hortênsias com Borges de Medeiros. Em seguida efetuou dois disparos em direção ao veículo, não sabendo se chegou a atingir alguém.
Os criminosos seguiram em direção a Nova Petrópolis
Após, o trio fugiu em direção a cidade de Nova Petrópolis. De imediato as demais guarnições do 1º Batalhão de Polícia em Áreas Turísticas (1º BPAT) foram avisadas e a guarnição de Nova Petrópolis em buscas encontrou o veículo abandonado, às margens da RS-235, entre o Bairro Vale Verde e Linha Imperial, no entanto não havia nenhum criminoso no local.
O veículo Fiat Palio, cor branca, foi recolhido pela guarnição de Nova Petrópolis, posterior restituído a vítima. Imediatamente iniciou-se o cerco ao local. A arma utilizada pelos criminosos foi apreendida, um revólver calibre 38, numeração suprimida, juntamente com duas munições deflagradas e três intactas.
Por volta das 7h, já na manhã de quinta-feira, os Policiais Militares apreenderam a menor de 16 anos, envolvida no crime, que estava escondida próximo do local onde o carro foi abandonado. O cerco continua na localidade em busca dos outros dois criminosos. Por volta das 9h40min a guarnição da Brigada Militar avistou a dupla caminhando na beira da RS-235, já chegando na área central, onde foram presos em flagrante.