Polícia

Dupla é detida extraindo árvores nativas em área de preservação no interior de Canela

Motosserras foram apreendidas pelo Batalhão Ambiental

Dupla é detida extraindo árvores nativas em área de preservação no interior de Canela
Dupla é detida extraindo árvores nativas em área de preservação no interior de Canela (Foto: Divulgação)

Dois homens foram flagrados fazendo a retirada ilegal de Pinus elliottii (espécie de pinheiro) vegetal exótico, porém estavam inseridos em uma Área de Preservação Permanente (APP), de curso natural d’água. A ação ocorreu durante patrulhamento do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) de Canela.

A vegetação exótica, ao ser retirada do local, danificou a vegetação nativa. Diante do dano ambiental, foi confeccionado um boletim de ocorrência policial. Em local próximo, a guarnição flagrou dois homens utilizando motosserras em vegetação nativa e sem autorização e licença de porte e uso (LPU) do equipamento.

A LPU é necessária para quem possui motosserra. O cadastro é feito pelo site do IBAMA e expedida uma guia, sendo liberada, após o pagamento de uma pequena taxa e é válida por dois anos, por equipamento. O não-cadastramento e, dependendo da utilização do equipamento, configura crime ambiental.

Neste caso, os dois homens foram detidos, sendo lavrados os Termos Circunstanciados pelos crimes ambientais. As motosserras foram apreendidas conforme Termo de Apreensão.