A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo (29) deixou diversos pontos alagados, congestionados e até mesmo bloqueados.
Em Concórdia, na BR-153, entre os Estados do RS e SC, uma queda de barreira deixou o trânsito totalmente interditado no km 118, próximo a ponte. Não há previsão de liberação do tráfego nesta via. A recomendação é para que os motoristas procurem rotas alternativas para o Rio Grande do Sul, como Piratuba, pela SC-154, ou por Itá, pela SC-390.
No município de Soledade, por conta da forte correnteza, um caminhão tombou ao tentar realizar a travessia na ponte do Rio Espraiado na comunidade do Rincão dos Coelhos.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Soledade, o motorista conseguiu sair por conta, ele se feriu, mas ficou ilhado no rio e precisou de ajuda para sair. Populares o ajudaram.
Em Passo Fundo, houve vários pontos de alagamentos e transtornos causados pela forte chuva. Conforme a Central de Meteorologia da Uirapuru, já choveu no município mais de 150 milímetros.
Os relatos surgiram através de alagamentos dentro do Hospital Municipal, no bairro Parque do Sol e Morada do Sol, com perigo e risco até mesmo de entrar água nas residências.
Em Antônio Prado, o Corpo de Bombeiros Voluntários foram acionados para fazer limpeza de pista devido a deslizamentos causados pelas fortes chuvas desta noite. O fato aconteceu por volta das 7h50min nos KM’s 110, 113 e 115 da ERS-122.
Em Ronda Alta, nas últimas horas a grande quantidade de chuva está causando estragos em lavouras e deixando pessoas ilhadas devido à elevação dos rios na comunidade da Linha Seca, interior da cidade. Famílias não conseguem sair de casa, pois o rio transbordou e a água cobriu as estradas.
Muitas localidades de Ronda Alta estão sem energia elétrica. Os acumulados de precipitação em alguns pontos já chegam próximo de 200mm.
Final da tarde
O Rio da Prata, divisa de Nova Prata e Protásio Alves junto a ponte e a Cascata da Usina, está com grande volume de água.
O volume de água do rio aumentou consideravelmente, mas ainda dá passagem. Caso continue a chuva, nas próximas horas o trânsito ficará interrompido, pois a água já bate nas estruturas da ponte.
O trânsito ainda está liberado.
Na ERS-122, que liga Caxias do Sul a Flores da Cunha, na altura do km 88, próximo a localidade de São Gotardo, há árvores caídas na pista. Os condutores precisam redobrar a atenção.
Viaduto torto
No entroncamento da ERS-122, com a RSC-453, que liga Caxias do Sul a Farroupilha, há excesso de água em cima do viaduto, sendo que há muitos relatos de aquaplanagem de veículos, portanto, os condutores precisam tomar cuidado. Não há registros de acidente.