Polícia

Dois homens são presos por crimes ambientais em grande operação realizada em Bento

Também foram apreendidas carnes de animais silvestres, armas e animais vítimas de maus tratos

Foto: Divulgação / Polícia Civil
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Civil com apoio de órgãos de proteção ambiental, como IBAMA e ARPA realizaram uma operação que culminou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de duas prisões.

Em uma oficina mecânica situada no Bairro Santo Antão em Bento Gonçalves, foram apreendidas carnes de caça, aves silvestres e uma carcaça de quati, os quais eram comercializados e armazenados de forma ilegal. No estabelecimento também foram encontrados e apreendidos um rifle calibre 22 e munições.

Já na residência do homem de 57 anos, localizada no Bairro Verona, foram apreendidos em torno de 6 quilos de carne de capivara e um revólver calibre 38, irregular. O homem de 57 anos foi autuado em flagrante, sendo arbitrada uma fiança no valor de R$ 1 mil.

Ainda como parte da mesma operação, em um terceiro local, no Distrito de Tuyuti em Bento Gonçalves, foi desarticulada uma rinha de galos. No local, diversos animais sofriam maus tratos. O responsável vai responder pelo crime do artigo 32 da lei 9.605/98. Os policiais e fiscais ambientais localizaram um total de 40 galos no local, além de frascos de remédios, biqueiras, caneleiras e tapumes de rinha.

Já no Bairro Imigrante, também foi cumprido um mandado de busca. Um homem de 46 anos foi autuado por crime ambiental e responderá pelo crime do artigo 32 da lei 9605/98. O indivíduo em questão armazenava pássaros silvestres sem anilha de identificação.

Um total de 19 pássaros foram encaminhados para o IBAMA, para posterior análise e laudo técnico. A operação foi realizada de forma conjunta entre Polícia Civil de Bento Gonçalves, Garibaldi e fiscais do IBAMA e da ARPA.

Proximidades de uma das apreensões realizadas: