A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul identificou dois focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Os criadouros foram localizados no bairro Esplanada, durante as visitas de rotina dos agentes de combate às endemias. Esses são os dois primeiros focos registrados neste ano em Caxias do Sul.
As larvas do inseto foram encontradas em duas residências, dentro de um pneu e de um balde, ambos com acúmulo de água parada. Os criadouros foram completamente eliminados pelos agentes. Segundo Delvair Zortéa, médica veterinária da Vigilância Ambiental, agora, a equipe deve inspecionar residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais localizados a até 300 metros desses focos, visando à eliminação de criadouros.
Apesar da vigilância permanente da SMS, é fundamental que a população também faça a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito. Em 2018, 17 focos do inseto foram localizados na cidade. Para denunciar locais com suspeita de focos, a população pode entrar em contato diretamente com a Vigilância Ambiental, através do telefone (54) 3202.1438, ou pelo “Alô, Caxias”, pelo número 156.
Dicas para evitar o mosquito da dengue
– Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
– Recolher o lixo do pátio;
– Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
– Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (há custo de R$ 1,65 por pneu);
– Tampar caixas d’água;
– Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
– Limpar as calhas;
– Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
– Eliminar os pratinhos das plantas.