A assinatura de uma documentação envolvendo o Grêmio e seu atacante Luis Suárez foi tornada pública nas últimas horas. No documento, o clube se compromete a liberar o jogador uruguaio em dezembro deste ano. No primeiro momento, a tendência é que não exista nenhum tipo de compensação financeira, ou seja, deve sair de graça.
Primeiramente o camisa 9 cumpriria um vínculo até dezembro de 2024, porém com a possibilidade de uma saída iminente na janela de transferências, com apenas sete meses de contrato cumprido, tendo como destino o Inter Miami, a direção concordou em formular o documento. Mas a assinatura fez também parte do acordo para que ele entrasse em campo diante do Flamengo, na Copa do Brasil.
Segundo informações que circulam também, ele teria começado a se concentrar para enfrentar o time carioca após o meio-dia da quarta-feira. Dentro de campo, Luisito enfrenta uma seca de gols com a camisa Tricolor.
A última vez que Suárez balançou as redes pelo Grêmio foi no dia 25 de junho, na vitória contra o Coritiba por 5×1. De lá pra cá, são seis jogos, destes ele atuou em quatro partidas, passando em branco em todas elas. Até o momento são 16 gols e nove assistências, em 31 jogos.