Caxias do Sul

Documentário que conta a história de igrejas centenárias de Caxias do Sul será lançado na quinta feira (28)

Lançamento será realizado às 19h no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias

de caxias do sul
Divulgação / Documentário

O documentário chamado ‘Igrejas Centenárias’ foi produzido pela empresa Caxiense Conceitoh Filmes. O lançamento oficial da obra será na próxima quinta-feira (28), às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Alfredo Chaves 1323, bairro Exposição.

Para a produção do documentário foram captadas imagens de 78 igrejas, paróquias ou capelas, principalmente no interior de Caxias do Sul. Foram percorridos mais de cinco mil quilômetros por toda a cidade e além das igrejas, foram filmados 34 depoimentos de moradores, padres, párocos, historiadores e dos Bispos Dom José Gislon e Dom Alessandro Ruffinoni.

O diretor do documentário, o cineasta caxiense Luciano Silva, cita que a questão religiosa se mescla com a cultural, principalmente quando o assunto é o antepassado de pessoas ou locais. Luciano cita que muitos imigrantes quando vieram para Caxias do Sul trouxeram junto consigo imagens de suas santidades e isso fez com que as igrejas fossem construídas com base na fé e nos costumes do povo. O diretor fez questão de colocar esses elementos dentro da obra.

“A questão religiosa e cultural foi visível, as pessoas respeitam muito seus antepassados. Tem pessoas que vieram da Itália, participaram da guerra e dedicaram a sua vida em cima de uma imagem”, ressalta o diretor.

‘Igrejas Centenárias’ tem duas horas e 16 minutos de duração e além de conter conteúdo rico em detalhes, possui também recursos de acessibilidade. A produção conta com roteiro de Rafaela Pereira e Luciano Silva, produção de Adri Tolardo, direção de arte e fotografia de Bernardo Tolardo, cinegrafistas Leonardo Vidor e Robson Ramos e tradução em Libras de Aline Mariot.