O documentário chamado ‘Igrejas Centenárias’ foi produzido pela empresa Caxiense Conceitoh Filmes. O lançamento oficial da obra será na próxima quinta-feira (28), às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Alfredo Chaves 1323, bairro Exposição.
Para a produção do documentário foram captadas imagens de 78 igrejas, paróquias ou capelas, principalmente no interior de Caxias do Sul. Foram percorridos mais de cinco mil quilômetros por toda a cidade e além das igrejas, foram filmados 34 depoimentos de moradores, padres, párocos, historiadores e dos Bispos Dom José Gislon e Dom Alessandro Ruffinoni.
O diretor do documentário, o cineasta caxiense Luciano Silva, cita que a questão religiosa se mescla com a cultural, principalmente quando o assunto é o antepassado de pessoas ou locais. Luciano cita que muitos imigrantes quando vieram para Caxias do Sul trouxeram junto consigo imagens de suas santidades e isso fez com que as igrejas fossem construídas com base na fé e nos costumes do povo. O diretor fez questão de colocar esses elementos dentro da obra.
“A questão religiosa e cultural foi visível, as pessoas respeitam muito seus antepassados. Tem pessoas que vieram da Itália, participaram da guerra e dedicaram a sua vida em cima de uma imagem”, ressalta o diretor.
‘Igrejas Centenárias’ tem duas horas e 16 minutos de duração e além de conter conteúdo rico em detalhes, possui também recursos de acessibilidade. A produção conta com roteiro de Rafaela Pereira e Luciano Silva, produção de Adri Tolardo, direção de arte e fotografia de Bernardo Tolardo, cinegrafistas Leonardo Vidor e Robson Ramos e tradução em Libras de Aline Mariot.