O ex-ministro e ex-candidato ao governo do Estado, Onyx Lorenzoni, lançou seu mais novo livro neste final de semana na Serra Gaúcha. O lançamento ocorreu em Bento Gonçalves, no sábado (14), e em Garibaldi e Caxias do Sul no domingo (15). A obra intitulada “Do baixo clero ao Planalto: a história de uma vitória contra o sistema”, conta a trajetória de Bolsonaro à presidência da República.
Este é o oitavo livro escrito por ele. Ao chamar de eleições épicas, o pleito de 2018, vencido por Bolsonaro, ele ressaltou a importância de ter o documento registrando o que aconteceu. A obra reúne um conjunto de histórias, desde abril de 2017 até meados de 2022. Ele afirmou que o livro mostra o resultado do que foi feito no Brasil.
O novo livro será divulgado nas principais cidades gaúchas e também em algumas capitais do País. A primeira edição conta com duas mil unidades e está sendo vendida na internet e nas principais livrarias do Brasil a partir desta segunda-feira (16).
O escritor ressaltou a presença em Bento Gonçalves, local que tem forte ligação com a história de sua família. Foi em Bento que após chegarem da Itália, seus antepassados construíram a vida. Já em Caxias, Onyx lembrou que tem muitos amigos na cidade e aqui construiu grandes votações.
Desafiado a destacar um trecho do livro, ele apontou o capítulo que trata sobre a pandemia da covid-19, que segundo ele, ajuda a desfazer mentiras que foram disseminadas. Disse também que o Brasil, proporcional a população, teve a maior cobertura vacinal no menor espaço de tempo. Observou ainda que diferente de outros países, o governo federal ofereceu vacinas, mas respeitou o livre arbítrio.
O autor também informou que um novo livro já está sendo esboçado e deve ser lançado no próximo ano. Com o tema: quem cuida melhor dos pobres, esquerda ou direita, ele garantiu que o futuro livro irá trazer luz sobre um debate importante. Apontou que enquanto os princípios conservadores e liberais constroem um ecossistema de prosperidade, as ideias de esquerda não permitem que o pobre possa crescer e se desenvolver.
Após as eleições de 2022, quando disputou o governo do Rio Grande do Sul, o braço direito de Bolsonaro tirou dois anos sabáticos e está estudando gestão pública em Portugal, onde o livro também será lançado. Ele garante que está muito focado e está desenvolvendo trabalho junto a Eduardo Bolsonaro de aproximação com os partidos conservadores na Europa
Questionado sobre os movimentos políticos, definiu como sendo uma gigantesca vitória política no primeiro turno das eleições do ano passado, quando ficou em primeiro lugar. Ele criticou a atual gestão estadual e disse que um dia o povo gaúcho vai escolher a verdade.
“Nós tivemos uma gigantesca vitória política no primeiro turno das eleições, fazia 32 anos que um candidato conservador não ia para o segundo turno no Rio Grande do Sul. Quando as pessoas escolheram a melhor proposta, escolheram a nossa. O segundo turno é a soma de votos do Partidos dos Trabalhadores (PT) que deu a vitória para o atual governador. O Rio Grande do Sul um dia vai escolher a verdade e eu tenho certeza que a gente vai estar tentando mostrar isso de novo em 2026”, relatou
Após o evento em Caxias, Onyx jantou com apoiadores em uma pizzaria nas proximidades do hotel, onde o livro foi lançado. Ele dormiu em Caxias do Sul e nesta segunda segue com a divulgação da obra em Lajeado e Santa Cruz do Sul. Já na terça (17), o lançamento será em Porto Alegre.