Comportamento

DJI lança drone que pode voar com ventos fortes, chuva e neve

O DJI Matrice 30 Enterprise não é um drone de hobby

DJI lança drone que pode voar com ventos fortes, chuva e neve

Você não gostaria de pilotar a maioria dos drones sob chuva forte, ventos, e condições climáticas adversas, pensando nisso a DJI promete que você pode fazer isso com o seu novo drone, DJI M30 Enterprise.

Estação de ancoragem
Estação de ancoragem. Foto: DJI 

O novo DJI M30 Enterprise anunciado hoje está claramente pronto para “chuva forte, vento, alta altitude, mesmo em condições de gelo e neve de -20°C a 50°C”, O M30 também é mais portátil do que qualquer outro drone industrial da empresa – pequeno o suficiente para caber em uma mochila grande ou pequena mala com rodinhas – e possui braços de travamento automático que se encaixam e dobram com o toque de um botão.

Não há necessidade de parafusar e desparafusar cada um como os modelos de matriz anteriores. Embora o drone de 8,2 libras ainda tenha os braços tubulares comuns aos drones industriais, o design está mais próximo do Mavic que ajudou a DJI a dominar a categoria de drones dobráveis.

Em termos de câmera, existem dois modelos do M30: o M30 e o M30T.

O modelo M30 integra uma câmera de zoom com sensor CMOS de 1/2” de 48 megapixels com zoom óptico de 5×~16× e zoom digital de 200×, uma câmera grande angular de 12 megapixels, resolução de vídeo de 8k foto 4K/30 fps e um telêmetro a laser que pode fornecer as coordenadas precisas de objetos a até 1.200 metros de distância. O M30T possui uma câmera térmica radiométrica adicional de 640×512 px.


Imagem: DJI

Tempo de voo e bateria:

O tempo máximo de voo de 41 minutos significa que o M30 não tem a resistência dos drones mais duradouros da DJI, mas a DJI está aproveitando seu tamanho de outra maneira – finalmente revelou sua própria solução de drone robótico em uma caixa para missões completamente autônomas, uma pequena o suficiente para trabalhar na traseira de uma caminhonete.

O DJI Dock possui sua própria estação meteorológica integrada, câmeras de vigilância, antenas, carregamento rápido automático de bateria de 25 minutos e pode suportar missões de drones a até 7 quilômetros de distância.

Valores e especificações:

O M30 custa a partir de US$ 10.000, o mesmo que o M300 RTK, e tanto ele quanto o M30T de US$ 14.000 vêm com um controlador RC Plus totalmente redesenhado com uma tela maior de 7 polegadas (acima de 5,5 polegadas) e proteção IP54 para uso em chuva forte enquanto retendo a bateria externa substituível. Duas baterias de drone e um estojo estão incluídos. Há também um novo pacote de software de gerenciamento de voo DJI FlightHub 2 chegando em outubro para os drones corporativos da DJI e um Zenmuse H20N “sensor de visão noturna híbrido de grau de luz das estrelas” que você poderá adicionar ao antigo M300 RTK.


Imagem: DJI

Regulamentação para uso:

O DJI Dock deve ser usado de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis, e suas funções avançadas ainda não podem ser usadas em jurisdições onde um piloto humano deve permanecer dentro da linha de visão do drone ou manter o controle físico do drone segurando um controlador.

Uma dessas “jurisdições” são os EUA, embora a FAA esteja dando pequenos passos para permitir que missões automatizadas de drones em uma caixa prossigam caso a caso ou empresa por empresa. Mais proeminentemente, a American Robotics recebeu sinal verde para alguns que têm envolvimento humano mínimo em janeiro passado.

Se você estiver interessado no drone-in-a-box: “O DJI Dock está sendo atualmente testado com usuários selecionados e estará disponível para compra a partir do quarto trimestre de 2022”, diz o comunicado de imprensa.


Esta é a variante DJI M30T. Imagem: DJI
O mais novo drone da DJI pode voar sob chuva forte. Imagem: DJI