Opinião

Divulgando o destino turístico nas redes sociais

Divulgando o destino turístico nas redes sociais


Certamente o acesso à informação ficou muito mais fácil e rápido através do avanço das redes sociais. Sua utilidade não se restringe à interação com parentes e amigos, é possível comprar um produto e pesquisar um destino turístico, por exemplo.

Para o Turismo é fundamental o uso das redes sociais. Seja a página de um órgão governamental, de um roteiro turístico ou de uma empresa. O turista vai procurar por informações e depoimentos de outras pessoas que já estiveram no local.

Porém, nem tudo são flores. Algumas das redes sociais impedem que o turista potencial descubra sua página e veja suas publicações, pois seu alcance orgânico é limitado.

Alcance orgânico diz respeito a postagens que não são impulsionadas. Desta forma, sua empresa pode até ter uma página bem elaborada, mas se você não investe financeiramente ela não chegará ao seu público potencial.

Com certeza tem alguém neste momento pesquisando nas redes socias sobre a Serra Gaúcha, em especial sobre a vindima. Será que esta pessoa está conseguindo chegar até o seu hotel, sua vinícola, seu restaurante, sua agência receptiva…

É, como disse no início deste texto, as redes sociais não são apenas para conversar com os amigos e parentes, elas se tornaram um negócio. E, infelizmente, uma boa parte das empresas, principalmente as pequenas, não dão importância e não destinam um valor específico para alavancar seu alcance na rede.

Claro que existem muitos macetes para o alcance orgânico ser maior, como a utilização das hashtags certas, links externos e vídeos envolventes. Mas, seu negócio turístico pode alavancar bem mais se você prever este investimento no seu planejamento financeiro. Existem muitas formas de impulsionamento, nas quais você consegue direcionar o seu anúncio exatamente para determinado turista e isto ajuda muito para que sua mensagem seja certeira.

Aí você vai dizer que colocou dinheiro uma vez e não teve retorno, não vieram na empresa, não recebeu ligações, nem e-mails (ouço muito isso!). Mas, com certeza, se a mensagem foi cativante ela ficou no inconsciente da pessoa. E quando este potencial turista pensar o que fazer no próximo feriadão, ele se lembrará do seu anúncio e irá procurar o seu negócio.

Outra função relacionada ao ato de impulsionar uma publicação é a de apresentar uma empresa que está inciando, assim seu perfil alcançará mais pessoas e elas conhecerão seus produtos e serviços.

Então, meu recado é, não tenha medo de investir nas redes sociais. Crie posts que sejam marcantes, personalizados, que tenham certa frequência e pense que este investimento é a médio e longo prazos.

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Nos vemos nas redes sociais!!